O Grêmio voltou ao G4 do Brasileirão. De virada, o Tricolor venceu o América-MG por 3 a 1, na noite desta quinta-feira (22), em Porto Alegre, e assumiu a terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro. Com boa postura dentro de campo, o Imortal construiu a vitória com belos gols de Bitello, Villasanti e Suárez. Pelo lado do Coelho, Danilo Avelar tinha aberto o placar no início do jogo. Além disso, a expulsão infantil de Éder, aos 33 minutos do primeiro tempo, prejudicou o resultado do clube mineiro.
Com o resultado positivo na Arena, o Grêmio chegou aos 20 pontos no Brasileirão e assumiu o terceiro lugar. No entanto, a vantagem para o Atlético-MG, primeira equipe fora do G4, é de apenas um ponto.
Por outro lado, o América-MG segue em situação complicada no Brasileirão. O Coelho segue com oito pontos na 18ª posição. Além disso, a diferença para o Corinthians, primeiro time fora da zona de rebaixamento, é de quatro pontos.
O jogo
A partida começou animada e ambas equipes conseguiram criar chances de perigo. Logo aos cinco minutos, Aloísio acertou a trava e quase abriu o placar para o América-MG. O Grêmio também criou oportunidades, mas parou em defesas de Cavichioli. Até que aos 24 minutos, Danilo Avelar abriu o placar de cabeça, após cobrança de escanteio. Mas, Éder foi expulso aos 33 minutos e daí em diante, o Grêmio dominou as ações da partida. Aos 39, Bitello aproveitou assistência de Suárez e garantiu o empate para o Tricolor.
Ambas equipes fizeram alterações no intervalo e com a vantagem numérica, o Grêmio pressionou em busca da virada, que saiu aos 15 minutos. Villasanti aproveitou cruzamento na medida de Reinaldo e virou o jogo. Dessa forma, o Tricolor ficou embalado e ampliou com Suárez, em nova assistência de Reinaldo. O Grêmio foi dominante, seguiu em busca de mais gols e não deixava o América-MG sair do campo de defesa. Suárez ainda acertou a trave, mas o placar de 3 a 1 prevaleceu até o apito final.
GRÊMIO 3X1 AMÉRICA-MG
Campeonato Brasileiro-2023 – 11ª rodada
Data e horário: 22/6/2023, às 19h (de Brasília).
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Grêmio: Brenno; João Pedro, Bruno Alves, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Mila (Vina, no intervalo), Bitello, Cristaldo e Cuiabano; Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
América-MG: Matheus Cavichioli; Danilo Avelar (Marlon, aos 25′ do 2t), Iago Maidana, Wanderson e Marcinho (Mateus Henrique; Lucas Kal, Emanuel Martínez, Juninho, Aloísio (Renato Marques, no intervalo), Breno (Alê, aos 24′ do 2t) e Everaldo (Wanderson, no intervalo); Aloísio. Técnico: Vagner Mancini
Gols: Danilo Avelar, aos 24′ do 1t (0-1); Bitello, aos 39′ do 1t (1-1); Villasanti, aos 15′ do 2t (2-1); Suárez, aos 23′ do 2t (3-1)
Onde assistir: Premiere
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa-DF)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Éder e Mateus Henrique (AME)
Cartões vermelhos: Éder (AME) (Jogada 10)