O dia 10 de junho de 2023 ficará marcado na memória do zagueiro Vitão. Contra o Corinthians, o jogador de 22 anos estreou na Série A do Campeonato Brasileiro, e com a camisa do Cuiabá, equipe que representa a cidade onde nasceu. Em entrevista coletiva, o jovem defensor destacou a rápida ascensão entre a Segunda Divisão do Mineiro até a elite do futebol nacional.
Na temporada passada, Vitão disputou a Série D e o Mato-grossense pelo Ação, além da divisão de acesso do Mineiro. Já em 2023, se destacou pelo Aruko, no Paranaense. Os bons números defensivos despertaram o interesse do Dourado, com quem assinou vínculo de empréstimo até o fim deste ano.
– Eu até brinco com o meu empresário, até um ano atrás eu estava disputando a terceira divisão do Mineiro, me destaquei lá e fui pro Paraná. Me destaquei lá no Aruko, onde tive a oportunidade de jogar contra times grandes, e aí o Cuiabá viu, gostou e hoje estou aqui.
Há dez anos, a relação com o Dourado já começava a ser construída. Ainda criança e influenciado pelo pai, Vitão acompanhava ídolos da equipe auriverde como torcedor. Agora, tem a chance de escrever a própria história no clube.
– Tudo começou com o meu pai, que tem escolinha de futebol aqui na cidade de Cuiabá. Ele sempre me levou nos jogos do Cuiabá, sempre me motivou a ir ao estádio e também tinha conhecidos no elenco daquela época. O Jean, volante, o Bogé, eu estava ao lado do Bogé (na foto), e o Fernando. Desde pequeno eu sempre soube que, se tivesse alguma oportunidade, eu estaria aqui e fico feliz por estar realizando mais um sonho meu. Joguei na Arena de Itaquera, contra o Corinthians, é uma felicidade imensa.
Vitão, à esquerda, no Dutrinha em 2013, na final do Mato-grossense, contra o Mixto — Foto: Divulgação
Logo no primeiro jogo entre os relacionados, saiu do banco de reservas no segundo tempo para compor a linha defensiva do Cuiabá. Ele revela que não esperava entrar em campo, mas estava preparado para agarrar a primeira oportunidade.
– Nossa, foi a realização de sonhos. A ansiedade estava a mil. Quando acabou o jogo, meus familiares mandaram mensagens parabenizando, que eu tinha realizado mais um sonho, todo mundo feliz por mim. E eu fiquei muito feliz por realizar um sonho do meu pai, que passou pra mim.
Com 1,94m de altura, o zagueiro apresentou as credenciais. Além da boa capacidade na bola aérea defensiva, afirmou que a torcida pode esperar qualidade no momento em que o time tiver a bola.
– Sou um jogador de bolas aéreas, passe e atacar bem a bola aérea. Um cara decisivo, que pode a qualquer momento ajudar a equipe com um gol, e não tomar gol principalmente.
Vitão aguarda a próxima oportunidade para defender o time que aprendeu a gostar quando ainda era criança. Ele está à disposição da comissão técnica do Cuiabá para o confronto diante do Botafogo, na quinta-feira, pela 11ª rodada do Brasileirão. O duelo será disputado a partir das 19h (de MT), na Arena Pantanal. (GE)