Os municípios de Ponte Branca, Araguainha e São José do Povo recebem, nos próximos dias, o Mutirão da Cidadania, idealizado pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, e realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com apoio municipal. A ação oferece acesso a diversos serviços sociais e de cidadania aos moradores da região.
O primeiro município a receber o Mutirão da Cidadania esta semana é Ponte Branca, distante aproximadamente 500 quilômetros de Cuiabá. Na cidade, o mutirão acontece nesta terça-feira (13.06), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Avenida 7 de setembro, 405, Centro. Na quarta-feira (14.06) será a vez do município de Araguainha, distante 464 quilômetros de Cuiabá. Lá, a ação será realizada no CRAS, localizado na avenida Couto Magalhães, nº 569.
O município de São José do Povo receberá o Mutirão da Cidadania no dia 16 de junho, próxima sexta-feira, na Creche Municipal Padre Miguel Ortiz, localizada na rua Castelo Branco. A cidade está localizada na região sul do Estado e fica distante cerca de 270 quilômetros de Cuiabá e 46 quilômetros de Rondonópolis.
Nos três municípios o Mutirão da Cidadania será realizado das 8 às 17 horas. Os serviços de cidadania e sociais que serão oferecidos aos moradores dos municípios e região são: atendimentos pela equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine); orientação jurídica pelo Procon estadual; roda de conversa e palestras voltadas para a prevenção e o combate à violência doméstica; emissão de carteira do idoso; foto 3×4; plastificação de documentos e requerimento de segunda via de documentos pessoais.
Desde o dia 8 de maio, a equipe da Setasc tem visitado alguns municípios levando os serviços do Mutirão da Cidadania, como São Pedro da Cipa, Juscimeira, Dom Aquino, Sorriso, Tapurah, Conquista D’Oeste e Jauru.
Daniele Danchura | Setasc/MT