Três deputados federais de Mato Grosso assinaram um novo pedido de processo de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por crime de responsabilidade.
São eles: Amália Barros (PL), Abílio Junior (PL) e José Medeiros (PL). O documento, que foi produzido por iniciativa do PL, teve 47 assinaturas e aguarda análise do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-DF), para tramitar na Casa.
No pedido, é apontado que Lula teria, por três vezes, cometido crime de responsabilidade.
Essas ocasiões teriam sido ao declarar que a Venezuela é vítima de “narrativas” construídas por opositores, ao receber o presidente venezuelano Nicolás Maduro no País e ao indicar seu advogado Cristiano Zanin para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).
Além das assinaturas de parlamentares da oposição, o documento também foi endossado por deputados que fazem parte da base do Governo, o que demonstra certa desarmonia entre os “aliados”.
Até o momento, já foram protocolados seis pedidos que solicitam a saída de Lula do cargo.
A maioria das motivações são acerca de declarações do petista, como, por exemplo, a afirmação de que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi um golpe de Estado.
Fonte: MidiaNews