Segue o líder! O Botafogo está mais líder do que nunca, na Séria A do Brasileirão de 2023. Com dois gols do artilheiro Tiquinho Soares, o  clube da Estrela Solitária venceu o Fortaleza, perante mais de 20 mil torcedores, na Arena Nilton Santos, na noite deste sábado (10), chegando a 24 pontos na classificaçao geral e não pode ser alcançado por nenhum concorrente, nesta décima rodada.

Sob o comando do técnico Luís Castro, o  Fogão é líder isolado da competição desde a terceira rodada. O segundo colocado é o Palmeiras, com 19 pontos, que agora fica distante cinco pontos de distância do Glorioso. O Palestra Itália joga contra o São Paulo, no Morumbi (SP), na tarde deste domingo.

Em sendo assim, o Botafogo segue mais líder do que nunca. E o Fogão  fez mais uma vítima no “tapetinho” do Nilton Santos: na noite deste sábado, o Alvinegro jogou com autoridade e derrotou o Fortaleza por 2 a 0, com dois gols de Tiquinho Soares, que voltou após lesão, em grande estilo.

Com 100% de aproveitamento nos seis jogos em casa e com oito vitórias em 10 rodadas do Brasileirão, o time de Luís Castro faz uma campanha de dar gosto de ver, especialmente à sua apaixonada torcida!

Era para ser surpresa, mas o filho soltou a informação que o pai estava voltando ao time neste sábado. Tiquinho  Soares disse que deu uma “bronca” no garoto, mas comemorou os dois gols diante dele, que foi ao Nilton Santos pela primeira vez. E foi pé quente!

O camisa 9 alvinegro foi o herói da noite e se isolou ainda mais na artilharia do Brasileirão, agora com oito gols, três a mais do que Hulk, do Atlético-MG, e Róger Guedes, do Corinthians.

Com o resultado, o Botafogo alcançou os 24 pontos e abre cinco pontos de vantagem sobre o Palmeiras, que joga neste domingo. Já o Fortaleza caiu para a 10ª posição na tabela do Brasileirão. Agora, as equipes só voltam a entrar em campo no final de junho. O Alvinegro joga contra o Cuiabá, no dia 22, enquanto o Leão do Pici contra o Cruzeiro, no dia 21.

ASSUSTOU
Desde o início da partida, o Botafogo pressionou e dominou o Fortaleza, que teve dificuldade para sair jogando. O volante Caio Alexandre, cria do Alvinegro, fez uma falta na entrada da área. Victor Cuesta emendou um balaço para fora. Por muito pouco o Glorioso não abriu o placar. Outra boa oportunidade foi com Adryelson. Após cobrança de falta, o zagueiro apareceu livre dentro da área para cabecear nas mãos do goleiro João Ricardo.

AI AI AI AI, ESTÁ CHEGANDO A HORA!
No primeiro tempo, Marlon Freitas cruza na área e Brítez afasta mal de cabeça. Com toda inteligência, Tiquinho Soares estava livre numa zona morta da área e abriu o placar.

Já no segundo tempo, Titi faz um pênalti completamente infantil. Tiquinho Soares perde a cobrança. A bola procurou o artilheiro, que só teve o trabalho para estufar a rede e ampliar para o Botafogo. Ao ser substituído, o camisa 9 foi ovacionado pela torcida alvinegra.

SÓ DEU BOTAFOGO
Foram raras as chances de reação do Fortaleza. Mesmo com boa vantagem no placar, o Botafogo não deixou de pressionar e teve grandes oportunidades para ampliar. E até mesmo golear o adversário.

Victor Sá, Eduardo, Marlon Freitas e Adryelson foram os personagens que finalizaram com perigo e colocaram o goleiro João Ricardo para trabalhar.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 FORTALEZA – 10ª RODADA DO BRASILEIRÃO 

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: Domingo (10/06), às 21h (Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Daiane Muniz (FIFA-SP)

Gols: Tiquinho Soares (47′ do 1ºT e 17′ do 2ºT)
Cartões Amarelos: Eduardo, Luís Castro, Rafael e Tiquinho Soares (BOT); Caio Alexandre, José Welison e Thiago Galhardo (FOR);
Cartão Vermelho: João Brandão (Auxiliar do Botafogo)

Público Presente: 19.594
Renda: R$ 953.260,00

BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Lucas Perri; Rafael (Di Placido – Intervalo), Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Lucas Fernandes – 31′ do 2ºT) e Eduardo; Júnior Santos (Matías Segovia – 14′ do 2ºT), Luis Henrique (Victor Sá – 14′ do 2ºT) e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento – 42′ do 2ºT).

FORTALEZA (Técnico: Vojvoda)
João Ricardo; Tinga (Yago Pikachu – 25′ do 2ºT), Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Hércules (Vinícius Zanocelo – 35′ do 2ºT), Caio Alexandre (José Welison – 25′ do 2ºT) e Pochettino (Romarinho – 25′ do 2ºT); Calebe (Silvio Romero – 36′ do 2ºT), Thiago Galhardo e Lucero.