A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) protagoniza a discussão do Plano Plurianual Participativo (PPA) na próxima quinta-feira (15), às 10h. Representam o governo federal a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
Tebet vem fazendo dupla com Macêdo nas últimas três rodadas das plenárias realizadas em Roraima, Amazonas e Acre.
As plenárias estaduais são um dos três caminhos para a participação social no desenho do PPA, instrumento de planejamento orçamentário que o governo federal elabora a cada quatro anos e que deve ser enviado até 31 de agosto ao Congresso Nacional. A participação direta dos cidadãos ocorre por meio da plataforma Brasil Participativo, para onde também convergem as propostas apresentadas nos encontros presenciais.
Os debates começaram em 11 de maio e seguem até 14 de julho, passando pelas capitais de 26 estados e no Distrito Federal. Antes de Mato Grosso, os dialógos já ocorreram na Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Roraima, Amazonas e Acre.
SOBRE SIMONE TEBET
Simone Tebet é advogada e foi professora universitária de Direito. Ela foi considerada pela BBC uma das mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo. Ela foi Senadora pelo Mato Grosso do Sul entre 2015 e 2022. Começou a vida pública há mais de 20 anos como Deputada Federal. Depois, foi eleita prefeita da sua cidade natal, Três Lagoas, por duas vezes. Foi Vice-Governadora e Secretária de Governo de seu Estado
SOBRE MÁRCIO MACÊDO
Márcio Macêdo é biólogo, professor e técnico em Rádio e TV, com graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Baiano de nascimento, construiu sua carreira profissional e sua trajetória política em Sergipe, onde é professor concursado da Secretaria de Estado da Educação.
Foi deputado federal por Sergipe na 54ª legislatura (2011-2015) e na 56ª legislatura (2019-2023). No Estado de Sergipe, foi superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos na gestão do então governador Marcelo Déda. Na Prefeitura de Aracaju, atuou como Secretário Municipal de Participação Popular.
(HNT)