Desfalque do Botafogo no Equador, Tiquinho pode ficar fora da próxima partida do Botafogo, domingo, contra o Fortaleza, no Nilton Santos. O atacante tem uma lesão na coxa e fará exames nesta quinta para saber a gravidade do problema. Caso seja vetado, o artilheiro do Brasileirão voltaria a jogar apenas após a data-Fifa, em que as seleções se reúnem e não haverá partidas na Série A.
A ausência de Tiquinho na escalação do duelo com a LDU, em Quito, causou surpresa. Mais tarde, o Glorioso divulgou que o camisa 9 piorou das dores na região depois da derrota para o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Assim, Janderson entrou em seu lugar. Para domingo, no entanto, Matheus Nascimento estará novamente à disposição do técnico Luís Castro, após defender a Seleção Brasileira no Mundial sub-20. A partida seguinte do Botafogo é contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, somente no dia 22.
Tiquinho Soares foi eleito o melhor jogador do Brasileirão nos dois primeiros meses pela própria CBF. Com seis gols e três assistências, tem sido o principal destaque ofensiva desta fase do Alvinegro. No total, já são 17 gols em 2023.
Situação física de Gabriel Pires e de outros
O meio-campista Gabriel Pires também não deve voltar à equipe. Ele está em fase final da recuperação de uma lesão na panturrilha. Portanto, a tendência é que seja preservado no duelo com o Fortaleza. Outros casos de baixas são o lateral-esquerdo Marçal, que sofreu uma entorse no joelho e só volta em julho, e o volante Danilo Barbosa, que se recupera de lesão grave na coxa e permanece no departamento médico.
Além disso, o meia-atacante Matías Segovia aguarda a cicatrização de uma fratura na mão. Apesar de já estar treinando com bola, o paraguaio só vai voltar a ser relacionado no fim do mês. A partir de 3 de julho, o Botafogo também poderá contar com o meia-atacante Diego Hernández, comprado ao Montevideo Wanderes-URU. Essa data marca a reabertura da janela e, com isso, a possibilidade de inscrever novos reforços. (Jogada 10)