O Fortaleza deixou escapar a oportunidade de se classificar logo para as oitavas da Sul-Americana nesta rodada da fase de grupos. O time foi derrotado por 1 a 0 para o Estudiantes de Mérida, na Venezuela. A equipe ainda não tinha vencido e sequer balançado as redes na competição. Zorrilla marcou o gol da vitória do time da casa. O Tricolor teve oportunidade em cobrança de pênalti logo no início do jogo, mas Romero mandou para a defesa de Velásquez.
Leão adiou a classificação para as oitavas e espera o resultado de San Lorenzo x Palestino.
Com a derrota, o Fortaleza tem sua classificação para as Oitavas de Final adiada. O Leão continua na liderança do Grupo H, com 12 pontos ganhos, mas aguarda o resultado do jogo entre San Lorenzo, da Argentina, e Palestino, do Chile.
Em caso de vitória da equipe argentina ou empate, o Leão estará classificado para as Oitavas de Final.
O Fortaleza começou o duelo com oportunidade de balançar as redes em cobrança de pênalti. Logo no primeiro minuto, Guaramato tocou com a mão na bola em lance na área. Após revisão do VAR, o pênalti foi marcado e Romero cobrou. Velásquez defendeu. O time ainda teve novas chances com Pikachu e Calebe, mas não conseguiu abrir o placar. Estudiantes de Mérida pouco produziu durante a primeira etapa, mas se movimentou mais na reta final.
O segundo tempo começou com ataque de Zorrilla. O time da casa buscou criar oportunidades e o Leão não vivia bom dia no ataque. Aos 16, Zorrilla avançou em velocidade e finalizou por cima da defesa. Dudu tentou tirar na linha, mas bola já tinha entrado. Foi o primeiro gol do Mérida na Sul-Americana. Vojvoda promoveu mudanças, Pikachu teve oportunidade, Pochettino também finalizou de fora da área, mas não foi o suficiente.
O Fortaleza entra em campo novamente no sábado (10) contra o Botafogo, no Nilton Santos, às 21h. O duelo é válido pela 10ª rodada da Série A. Pela Sul-Americana, o Leão enfrenta o Palestino na terça-feira (27), às 19h, no El Teniente. O Estudiantes de Mérida enfrenta o San Lorenzo no mesmo dia e horário, no Nuevo Gasómetro. (GE)