Botafogo, Vasco e Cruzeiro decidiram romper com a Libra e negociar com a Liga Forte. A notícia saiu em primeira mão na coluna de Lauro Jardim, do jornal “O Globo”. O pano de fundo desse imbróglio é a formação de uma liga de futebol que organize o Campeonato Brasileiro e a venda de direitos das competições a partir de 2025. Assim, atualmente, o Brasileirão é organizado pela CBF. Mas, para ficar no comando daqui a dois anos, a disputa está entre a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a LFF (Liga Forte Futebol).
Clubes da Libra
A Libra já é formada por 18 clubes. São eles: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória. Assim, com a saída de Botafogo, Vasco e Cruzeiro, o número cai para 15.
Clubes da Liga Forte
Já a Liga Forte tem 26 clubes. São eles: ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Tombense e Vila Nova.
Dessa forma, com as novas adesões, passa para 29, ampliando a sua predominância na queda de braço. Cada grupo tenta fechar contratos de investimentos e cooptar clubes para aumentar seu poder de fogo. Portanto, é briga de cachorro grande. (GE)