A inteligência física é pouco e menos conhecida, mas ela é tão importante quanto as outras para o seu bem-estar, rendimento e produtividade no trabalho, nos estudos e na vida.
Ela faz parte das quatro principais inteligências estudadas pela psicologia e precisa estar equilibrada e em sintonia com as demais – inteligência emocional, espiritual e intelectual- para seu organismo funcionar da melhor maneira e te dar as melhores respostas.
É o que prega Bob Hoffman, autor de um dos cursos de autoconhecimento mais famosos no mundo. Ele diz que para evoluir como pessoa ou profissional, nós devemos focar no desenvolvimento destas quatro Inteligências. Nenhuma deve ser negligenciada!
Os hormônios que uma atividade física pode gerar no corpo – serotonina, ocitocina, por exemplo – acaba ajudando a pessoa a ter foco, uma mente criativa e imaginativa, e ter mais disposição.
Muitas pessoas, por exemplo, acham que acordar mais cedo vai fazer com que elas fiquem sem energia durante o dia, e é justamente o contrário! Acordar cedo para cuidar do corpo e fazer uma atividade física te mantém mais energizado para você ser mais produtivo!
Estar bem com o corpo também interfere na mente e consequentemente no espiritual e intelectual. Estar com a saúde em dia é condição favorável para a pessoa buscar seu propósito de vida, assimilar novos aprendizados e dar o melhor de si ao mundo.
Também é importante saber reconhecer sinais de que seu corpo não está bem, para se cuidar. Dores musculares, torcicolos, tremores nas pálpebras, tiques, enxaquecas, ansiedade, podem ser sinais de sobrecarga de trabalho e responsabilidades. As atividades físicas ajudam a aliviar as tensões. A alimentação variada e colorida também. Boas noites de sono e gestão do tempo também fazem a diferença.
Passar um final de semana ou feriado preocupado demais com as pendências da próxima semana no trabalho podem te impedir de recuperar a energia que seu corpo e mente precisam para dar conta do recado na hora certa. Então, saiba relaxar, se desconectar, valorizar e favorecer seu descanso semanal!
Conforme as teorias Hoffman, privilegiar o desenvolvimento de uma inteligência em detrimento da outra também pode levá-lo a condições incapacitantes ou de transtornos como síndrome do pânico, depressão e picos de ansiedade.
Por isso, invista em seu autoconhecimento e nas atividades que possam elevar a sua inteligência física!
*MÁRIO QUIRINO é especialista em desenvolvimento humano, e Diretor Executivo do BNI Brasil em Mato Grosso.