Em um clássico repleto de emoção do começo ao fim, o Corinthians levou os mais de 38 mil torcedores à loucura ao vencer por 2 a 0 o Atlético na noite desta quarta-feira (31) e, assim, devolver o placar do jogo de ida. Nos pênaltis, o Timão manteve o embalo e fez 3 a 1, garantindo a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil. Matheus Bidu, e Róger Guedes, um em cada tempo, anotaram os gols no tempo regulamentar na Neo Química Arena.
Classificado, o Corinthians conhecerá o adversário da próxima fase por meio de sorteio, que será realizado pela CBF, em data a definir.
Primeiro tempo
O Corinthians decidiu correr riscos, conforme adiantou o técnico Vanderlei Luxemburgo antes da partida. Assim, com uma formação de três zagueiros e dois laterais mais adiantados, os donos da casa iniciaram o duelo estudando o Atlético, que deixou Hulk no banco de reservas. Desse modo, enquanto os mineiros giravam a bola, administrando os dois gols de vantagem, os paulistas foram, aos poucos, subindo a marcação. As chances surgiram, principalmente dos pés de Renato Augusto e dos laterais.
Fagner, aliás, teve grande oportunidade de abrir o placar depois de lançamento na medida de Gil. Pela esquerda, Matheus Bidu não desperdiçou sua chance aos 33 minutos após falha de passe de Otávio e participação de Yuri Alberto e Renato Augusto. E faltou pouco para o segundo gol sair na primeira etapa. Afinal, Yuri Alberto carimbou o travessão pouco depois para delírio dos torcedores na Arena.
Segundo tempo
O técnico Eduardo Coudet fez quatro substituições no intervalo, com as entradas de Saravia, Dodô, Battaglia e Hulk. O Atlético quis a classificação, mas sem jogar. Desse modo, o Corinthians seguiu pressionando na volta do intervalo. Coordenou melhor as jogadas ofensivas, chegando com rapidez ao ataque. Aos 18, Róger Guedes fez ótima jogada pela esquerda frente a três rivais. Primeiro foi à linha de fundo, depois evitou a saída diante de Zaracho, que desistiu do lance. Assim, o camisa 10 driblou Everson e tocou para a rede. A partir daí, o Galo se soltou mais e igualou as ações.
Aos 37, em excelente contragolpe, Hulk partiu para o ataque e tocou para Paulinho, que limpou a marcação de Bruno Mendéz, mas arrematou por cima do gol de Cássio. Foi a última chance do Galo no tempo normal.
Nos pênaltis, Timão 3 a 1
Fábio Santos, Fausto Vera e Maycon marcaram para o Corinthians, com Yuri Alberto desperdiçando. Cássio ainda defendeu cobrança de Hulk, a que deu início à série de penalidades.
Paulinho foi o único a anotar para o Atlético; com Hulk, Edenilson e Battaglia desperdiçando. Everson defendeu batida de Yuri Alberto. O Galo sequer chegou a abrir a quinta cobrança.
CORINTHIANS 2(3)×(1)0 ATLÉTICO
Oitavas de final da Copa do Brasil – Jogo da volta
Data: 31/5/2023
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Público e renda: 38.235 (37.881 pagantes) / R$ 2.294.561,50
CORINTHIANS: Cássio; Murllo (Caetano, 47’/2ºT), Gil e Bruno Méndez; Fagner, Fausto Vera, Maycon, Renato Augusto (Adson, 26’/2ºT) e Matheus Bidu (Fábio Santos, 36’/2ºT); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
ATLÉTICO: Everson; Mariano (Saravia, intervalo), Nathan Silva, Maurício Lemos e Patrick (Dodô, intervalo); Otávio (Battaglia, intervalo), Pavón, Zaracho e Igor Gomes (Edenilson, 46’/2ºT); Paulinho e Vargas (Hulk, intervalo). Técnico: Eduardo Coudet
Gols: Matheus Bidu, 33’/1ºT (1-0); Róger Guedes, 18’/2ºT (2-0)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Matheus Bidu (COR); Paulinho, Hulk e Rubens (CAM) (Jogada 10)