Deu Grêmio no duelo entre os maiores vencedores da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (31), o time gaúcho venceu por 1 a 0 o Cruzeiro em pleno Mineirão e se classificou para as quartas de final do mata-mata nacional. Villasanti, portanto, anotou o gol solitário no Mineirão. Na ida em Porto Alegre, as equipes empataram em 1 a 1.

Primeiro tempo

O equilíbrio, como já era esperado, predominou nos primeiros 45 minutos. Assim, ambos os times construíram boas chegadas ao ataque. Aos cinco, Cuiabano carimbou a trave. Mas estava impedido. Pouco depois, Dourado só não fez a festa porque Bruno Alves tirou em cima da linha, livrando o Grêmio. Até que aos 26, Oliveira saiu jogando errado, e Villasanti não desperdiçou, abrindo o placar. A partir daí, portanto, o Cruzeiro passou a ser mais incisivo. Dourado acertou o travessão. O empate só não veio porque Gabriel Grando, aos 45, salvou os gaúchos após chute de Oliveira.

O Cruzeiro iniciou a segunda etapa no ataque, mas sem efetividade. O Grêmio aproveitou o nervosismo do adversário e balançou a rede aos 17 minutos, com Bitello após cruzamento de Cuiabano. Os jogadores do Cruzeiro pediram falta no lance, e o VAR anulou após revisão e conclusão de falta na origem da jogada. A Raposa subiu as linhas e os laterais, dando trabalho pela esquerda. Dourado e William levaram perigo.

Mas os donos da casa deixaram espaços para contra-ataques perigosos do gaúchos. A blitz cruzeirense não surtiu efeito na reta final, e a vaga ficou com o Grêmio. As torcidas de ambas as equipes aplaudiram e cantaram em alto som logo após o encerramento do jogo.

CRUZEIRO 0×1 GRÊMIO 

Oitavas de final da Copa do Brasil – Jogo da volta
Data: 31/5/2023
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado (Neto Moura), Wallisson (Gilberto) e Mateus Vital; Wesley (Daniel Junior), Stênio (Bruno Rodrigues) e Henrique Dourado. Técnico: Pepa
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; Fábio (João Pedro), Villasanti, Carballo (Mila), Cuiabano (Everton Galdino), Bitello e Reinaldo; Luis Suárez (Diogo Barbosa). Técnico: Renato Gaúcho
Gol: Villasanti, 26’/1ºT (0-1).
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Gilberto (CRU); Kannemann, Everton Galdino e Mila (GRE)
Cartão vermelho: Lucas Oliveira, 49’/2ºT (CRU) (Jogada 10)