O Vasco segue acumulando maus resultados no Brasileirão. Na tarde deste sábado (27), o time carioca perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza na Arena Castelão, pela nona rodada. Thiago Galhardo e Silvio Romero, já na reta final da partida, garantiram o triunfo dos donos da casa.
Com o novo tropeço, o Cruz-Maltino permanece na zona de rebaixamento, em 17º lugar, estacionado com seis pontos. Já o Leão do Pici chegou a 13 pontos, pulando para a sexta colocação. Mas pode perder posições no decorrer desta oitava rodada.
O Gigante da Colina não vence no Brasileirão há sete partidas, quando bateu o Atlético por 2 a 1 na primeira rodada. Assim, neste período, foram três empates e quatro derrotas. Já o Fortaleza encerra jejum de quatro rodadas sem triunfar.
Primeiro tempo
O Vasco sofreu com o Fortaleza mais envolvente e eficiente na troca de passes. Os cariocas, que apostaram em aguardar o adversário para amaeaçar nos contragolpes, tiveram dificuldades para criar jogadas. A partir da parada técnica, o Cruz-Maltino passou a trocar mais passes, equilibrando o duelo – Figueiredo acertou a trave do goleiro João Ricardo. Mas os donos da casa tiveram maior volume e só não foram para o intervalo em vantagem devido à falta de pontaria e duas boas defesas de Léo Jardim.
Segundo tempo
As principais jogadas do Cruz-Maltino saíram da marcação mais ajustada no campo de ataque. Mas, aos poucos, o Fortaleza passou a comandar as ações. As mexidas de Maldonado não surtiram efeito, e o time carioca buscou se defender. Até que aos 41 minutos, Bruno Pacheco cruzou na medida para Thiago Galhardo ganhar no alto de Piton e cabecear para abrir o placar. O golpe de misericórdia veio aos 48, com Romero aproveitando nova assistência de Bruno Pacheco, o garçom do duelo.
FORTALEZA 2X0 VASCO
8ª rodada do Brasileirão-2023
Data: 27/5/2023
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Público/Renda: –
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules (José Welison, 44′/2ºT) e Calebe (Pikachu, 25′/2ºT); Moisés (Guilherme, 25′/2ºT), Lucero (Silvio Romero, 33′/2ºT) e Thiago Galhardo (Pochettino, 44′/2ºT). Técnico: Juan Vojvoda
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Capasso (Miranda, 27′/2ºT), Léo (Rodrigo, 38′/2ºT) e Lucas Piton; Jair, Barros (Mateus Carvalho, 26′/2ºT) e Galarza (Orellano, 45′/2ºT); Gabriel Pec, Figueiredo e Alex Teixeira (Eguinaldo, 27′/2ºT). Técnico: Claudio Maldonado (auxiliar)
Gols: Thiago Galhardo, 41′/2ºT (1-0); Romero, 48′/2ºT (2-0)
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa/SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Hércules e João Ricardo (FOR); Capasso (VAS). (Jogada 10)