A TV espanhola Movistar+ flagrou o momento em que um torcedor do Valencia imitou um macaco, em gesto racista direcionado a Vinicius Junior. O ato aconteceu pouco antes de o atacante do Real Madrid apontar à arquibancada para denunciar o racismo sofrido durante a partida.
Em imagens exibidas nesta segunda-feira, a emissora divulgou diversas ofensas recebidas pelo brasileiro. Os insultos ocorreram desde antes do apito inicial no estádio Mestalla.
“Te arranco a cabeça, macaco de merda!”, gritou um torcedor do Valencia flagrado pela Movistar+
Ao apontar para os racistas, Vinicius falou incessantemente ao árbitro De Burgos Bengoetxea que foi chamado de macaco e chegou a simular o gesto feito pelos torcedores que imitavam o animal. Foi nesse momento que o jogo ficou paralisado por cerca de oito minutos .
Imagens exibidas pela emissora Gol Television mostram o embate do atacante brasileiro com os torcedores do time mandante. Os dois homens apontados por Vini negam que tenham feito os insultos. O atacante do Real Madrid, porém, é xingado por dezenas que estão ao redor.
O Valencia informou nesta segunda que identificou um torcedor e vai bani-lo dos estádios. As imagens, no entanto, mostram que os insultos partem de várias pessoas diferentes.
Vinicius Junior fala com jogadores do Valencia e denuncia comportamento racista da torcida — Foto: Pablo Morano/Reuters
Na reta final da partida, o brasileiro foi expulso após confusão com jogadores das duas equipes. Ele discutiu com o goleiro Mamardashvili, levou um mata-leão do atacante Hugo Duro e reagiu erguendo o braço no rosto do jogador do Valencia.
Inicialmente, Vinicius levou cartão amarelo. Após revisão no VAR, o árbitro De Burgos Bengoetxea expulsou o atacante do Real Madrid. Iglesias Villanueva, oficial que estava no comando da arbitragem de vídeo, foi demitido nesta segunda-feira por erro na edição das imagens.
Após a partida, o brasileiro usou as redes sociais para dois posicionamentos diferentes. Em um deles, o atacante disse que sua expulsão foi um “prêmio por sofrer racismo”. O atacante ironizou a postura da liga ao compartilhar o slogan da entidade que rege o Campeonato Espanhol.
LaLiga tinha registrado até o fim de março oito reclamações na Justiça por racismo contra Vinicius Junior nesta temporada. A liga espanhola criou em fevereiro uma comissão específica para lidar com casos relacionados ao brasileiro.
Em nota divulgada após a partida deste domingo, LaLiga declarou que vai investigar os “incidentes” ocorridos no estádio Mestalla. A liga também informou que já solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o caso e, caso necessário, vai tomar “todas as medidas cabíveis”.
O Valencia, por sua vez, emitiu comunicado condenando “qualquer tipo de insulto, ataque no futebol”. O clube se declarou contrário à violência física e verbal nos estádios e lamentou o ocorrido no jogo contra o Real Madrid. Porém, classificou o caso como “episódio isolado. Além disso, condenou qualquer ofensa e pediu “respeito máximo” à sua torcida.(GE)