O Manchester United iniciou conversas com o PSG para contratar Neymar. De acordo com o jornal “L’Equipe”, as negociações começaram e, apesar de Neymar ter contrato com o PSG até 2027, o clube não se colocaria contra a saída do astro na janela de transferências do verão europeu, no meio do ano, desde que “sob certas condições”. O jornal frisa que pela primeira vez “vários fatores internos estão alinhados”, o que permitira a transferência do atleta.
O “L’Équipe” destaca que a saída de Neymar seria mais um passo no projeto de “menos flash e mais disciplina”, em um clube que ganhou destaque midiático nos últimos anos, mas não conseguiu avançar no projeto de faturar um título europeu. E, assim, a diretoria teria como plano “construir uma equipe mais equilibrada em torno de uma única estrela: Kylian Mbappé”.
Segundo o jornal, Neymar “não quer partir a qualquer custo”, mas “sentiu a maré virar” – e, assim, não descarta deixar Paris nos próximos meses. A publicação cita que o brasileiro “não entendeu”, junto a outros companheiros de vestiário, como Mbappé passou a ter tanta influência no clube, se sentindo rebaixado dentro do elenco. E o episódio em que ultras do PSG protestaram na porta de sua casa também estaria na balança.
A reportagem do “L’Équipe” diz que o PSG já está aberto à transferência de Neymar desde o fim da temporada passada, mas nenhum projeto capaz de arcar com o alto salário apareceu no radar. A Premier League inglesa seria onde estariam as equipe capazes de tal aporte financeiro, e o Manchester United seria o clube mais adiantado nas neogicações.
Empréstimo pode ser solução
O clube inglês teria o projeto de investir forte em reforços para a próxima temporada, uma vez que está a um ponto de garantir vaga na Liga dos Campeões. O setor ofensivo seria uma das prioridades, e Neymar estaria sendo convencido por Casemiro, seu companheiro de seleção brasileira, a se juntar ao projeto de Erik Ten Hag.
O jornal frisa que a negociação ainda está longe de um desfecho, e que a possível venda do United nos próximos meses é um fator que pode atrapalhar a transferência. E também a viabilidade financeira da contratação, contando salário e valor de transferência – uma vez que o PSG pretenderia recuperar ao menos parte dos 222 milhões de euros investidos há seis anos.
A solução poderia ser um empréstimo com opção de compra, no qual o United arcaria com todo o valor do salário de Neymar, mas não teria o gasto de uma transferência de peso neste momento. E o PSG, por sua vez, abriria um bom espaço na folha salarial para montar seu elenco.
O “L’Équipe” afirma que nos próximos dias se reunirão em Paris os empresários de Neymar e o diretor de futebol do PSG, Luis Campos. O objetivo do encontro seria justamente tratar das “condições para uma possível saída”. Além do United, o Chelsea e o Newcastle também poderiam ser candidatos a contratar Neymar.
Neymar está fora de ação desde o dia 19 de fevereiro, quando sofreu grave lesão no tornozelo direito em partida contra o Lille. O brasileiro precisou ser submetido a cirurgia, em março, e tem previsão de afastamento dos gramados por até quatro meses. Desta forma, ficou fora de toda a reta final da temporada 2022/23, na qual o PSG acabou eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões, mas está perto de faturar o título francês.
A duas rodadas do fim da Ligue1, o clube parisiense tem 84 pontos, seis a mais que o Lens. Desta forma, precisa de apenas um ponto diante do Strasbourg ou de um tropeço do Lens diante do Ajaccio, no sábado, para assegurar a conquista matematicamente. (GE)