E deu América-MG pela primeira vez no Brasileirão. Com gols de Breno e Felipe Azevedo, o Coelho derrotou o Fortaleza, pelo placar de 2 a 1, na Arena Independência, em Belo Horizonte, e venceu a primeira no Brasileirão. Com o resultado, o time mineiro deixa a lanterna da competição, e, de quebra, destrói a invencibilidade do Leão do Pici, que ainda não havia perdido no torneio.
Durante o primeiro tempo, o que se viu foram estratégias muito bem definidas: enquanto o Fortaleza era detentor máximo da posse de bola, o América-MG apostava na transição rápida e condicionou melhor o jogo depois que abriu o marcador logo no primeiro minuto, com Breno.
Praticamente depois do primeiro gol, o tricolor cearense se apossou da posse de bola e cresceu no jogo, até achar o gol, com o argentino Pochettino, depois de um rebote de Matheus Pasinato. No entanto, ainda no primeiro tempo, em uma jogada individual, Felipe Azevedo acertou um belo chute para desempatar a partida para o América-MG.
Na segunda etapa, o mesma tônica: o time visitante com a bola e procurando o empate. A equipe da casa só na boa, na base dos contra-ataques. Nesse contexto, o Leão do Pici até bateu na porta, principalmente na reta final, mas não teve repertório suficiente para pontuar no Independência. Venceu quem teve a estratégia mais bem definida e consolidada durante a partida, o Coelho.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS:
No meio da semana, América-MG e Fortaleza entram em campo pela Copa Sul-Americana, contra Defensa y Justicia e San Lorenzo, respectivamente. No Brasileiro, na próxima rodada, o Coelho enfrenta o Botafogo, enquanto o Leão do Pici encara o Vasco da Gama.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
AMÉRICA-MG 2×1 FORTALEZA
Data: 20 de maio de 2023 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Fabrini Beviláqua Costa (FIFA/SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Árbitra de vídeo – VAR: Daiane Muniz (FIFA/SP)
Cartões amarelos: Danilo Avelar (AME), Ceballos (FOR), Moisés (FOR), Renato Marques (AME), Marcinho (AME), Lucas Kal (AME)
Gols: Breno, 02’/1ºT (1-0); Pochettino, 26’/1ºT (1-1) e Felipe Azevedo, 33’/1ºT (2-1)
AMÉRICA-MG (Técnico: Vagner Mancini)
Matheus Pasinato; Marcinho (Ricardo Silva, 30’/2ºT), Iago Maidana, Wanderson e Danilo Avelar (Nicolas,17’/2ºT); Lucas Kal, Breno (Alê, 30’/2ºT) e Emmanuel Martínez; Felipe Azevedo (Juninho, 26’/2ºT), Everaldo e Renato Marques (Aloísio, 17’/2ºT).
FORTALEZA (Técnico: Juan Pablo Vojvoda)
João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Ceballos e Lucas Crispim; Caio Alexandre (Romarinho-intervalo), Lucas Sasha, Pochettino (Hércules, 32’/2ºT) e Calebe (Yago Pikachu, 24’/2ºT); Moisés (Guilherme, 29’/2ºT) e Lucero (Sílvio Romero, 24’/2ºT).