Athletico-PR e Botafogo iniciam, nesta quinta-feira, às 21h30, o confronto das oitavas de final da Copa do Brasil. A primeira partida acontece na Arena da Baixada, enquanto a volta, no Nilton Santos, será no dia 31 de maio. Curiosamente, os dois estádios utilizam gramado sintético. Há cinco anos não há vantagem por gol marcado fora de casa, portanto dois resultados iguais levam a decisão para os pênaltis.

O último jogo entre as equipes foi marcante. Afinal, em novembro de 2022, o Furacão derrotou o rival por 3 a 0 e se classificou para a Libertadores, deixando o Alvinegro fora da competição. No retrospecto geral, aliás, os paranaenses têm vantagem histórica: são 25 vitórias, oito empates e 19 triunfos dos cariocas. Ambos vêm em boa fase na temporada e fazem um dos duelos mais equilibrados das oitavas.

INDICADAS PARA VOCÊ

Nesta Copa do Brasil, o Athletico não precisou disputar as duas primeiras fases, por estar na Libertadores, e eliminou o CRB na terceira fase. Já o Botafogo teve que superar o Sergipe, o Brasiliense e o Ypiranga-RS para chegar até aqui.

Como chega o Athletico-PR

O Furacão venceu os últimos três jogos, inclusive o Atletiba do último domingo, de virada. Além disso, ainda não perdeu em casa em 2023. A expectativa é de casa cheia na Arena da Baixada e, como de costume, muita pressão. O técnico Paulo Turra conta com força máxima e deve escalar o time com o trio Terans, Pablo e Vitor Roque. Mas a força ofensiva do Athletico tem impressionado, pois os atacantes Cannobio e William Bigode fizeram gols decisivos contra o Coxa vindo do banco.

Como chega o Botafogo

O Botafogo, por sua vez, viu sua invencibilidade ser quebrada contra o Goiás, pelo Brasileirão. No entanto, permanece com créditos. Afinal, foi a única derrota desde meados de março, ainda pelo Campeonato Carioca. O técnico Luís Castro terá o retorno do zagueiro Victor Cuesta e do meio-campo Gabriel Pires. Mas ainda não tem Danilo Barbosa, vetado por lesão. Com isso, Marlon Freitas deve ser mantido como titular.

ATHLETICO-PR X BOTAFOGO

Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Estádio:
 Arena da Baixada (Curitiba)
Data e Horário: 17 de maio, às 21h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Erick, Fernandinho, Christian, David Terans; Pablo e Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro. (Jogada 10)