O portuga está de volta. A diretoria do Cuiabá acertou nessa sexta (12) o retorno do técnico António Oliveira para o comando da equipe auriverde. O novo contrato é válido até o fim do Campeonato Brasileiro. A informação foi divulgada com exclusividade pelo jornalista Pedro Sepulveda, de Portugal.
“António Oliveira será o novo treinador do Cuiabá. Contrato até ao final da temporada. A direção da equipa da capital de Mato Grosso convenceu o treinador português de apenas 40 anos a regressar. Oficialização acontecerá após o jogo com o Fluminense”, divulgou o comunicador.
O português comandou o Dourado no Brasileirão de 2022. Ao todo, foram 29 jogos, com oito vitórias, nove empates e 12 derrotas. A equipe de Mato Grosso terminou em 16º lugar na tabela e garantiu a permanência na Série A pelo terceiro ano consecutivo.
Segundo o jornalista, o Cuiabá deve anunciar o novo comandante após a partida contra o Fluminense, neste sábado (13), no Maracanã, pela sexta rodada do Brasileirão.
Carreira
Ex-zagueiro, António foi formado nas categorias do Benfica, onde ficou por dez anos e se sagrou campeão nacional. Iniciou a carreira como treinador em 2012. Foi auxiliar técnico do seu pai, o lendário jogador do Benfica Toni. Com ele, esteve no Tractor, um dos maiores clubes do Irã, onde foram campeões da Taça Iraniana, em 2014.
Seu primeiro time como técnico principal foi o Kazma, do Kuwait. António Oliveira teve a sua primeira experiência no Brasil no início de 2020, quando foi auxiliar técnico do também português Jesualdo Ferreira no Santos.
Após a saída de Jesualdo do time santista, António foi técnico do sub-23 do Santos até chegar ao Athletico-PR. Ele comandou o Furacão em 40 jogos, com 21 vitórias, sete empates e 12 derrotas, aproveitamento de 58% dos pontos disputados.
Em dezembro de 2022, o treinador deixou o Dourado e acertou com o Coritiba, onde acabou sendo demitido do cargo após acumular seis jogos seguidos sem vencer, contando Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Brasileirão. Ao todo, o treinador somou sete vitórias, sete empates e três derrotas em 17 jogos sob o comando do time paranaense. (Com RD News)