Tangará da Serra recebe a partir desta segunda-feira (08), quando começa a semana de comemorações do aniversário de 47 anos da cidade, o Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O evento contará com exposições do Marechal Cândido Rondon e também ‘Outros Olhares Pantanal por Arne Sucksdorff’. A ação é realizada graças a articulação do deputado Doutor João José de Matos (MDB) na Casa de Leis.
A exposição começa nesta segunda-feira e segue até a próxima quinta-feira (11), data em que também ocorrerá uma sessão solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que será feita após requisição do deputado Dr. João, que é representante da região Médio-Norte desde a Legislatura passada.
O Instituto Memória estará aberto das 07h às 11h e das 13h às 17h no Centro Cultural de Tangará da Serra. Lá, os visitantes poderão conhecer a história do Marechal Cândido Rondon, que também poussui uma ligação com a cidade.
A casa onde Marechal Cândido Rondon morou com sua comitiva foi construída em 1906 fica no assentamento Antônio Conselheiro e servia como uma das bases para a comitiva de Rondon que era responsável por levar linhas telegráficas para comunidades distantes. Ela foi tombada como Patrimônio Histórico Cultural do estado.
O local já abrigou figuras históricas. Conforme o historiador Sebastian Ramos, um ex-presidente americano passou uma temporada na casa. “É importante lembrar também que neste mesmo lugar esteve Theodore Roosevelt. Ele fixou morada por um tempo nessa região convidado pelo próprio marechal Rondon para conhecer essa região do Brasil”, explicou.
O Instituto Memória também traz ao público diversas leis aprovadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso que beneficiaram Tangará da Serra, inclusive a que criou o município, em 13 de maio de 1976.
“Quero convidar toda a população de Tangará da Serra para conhecer um pouco mais da história do nosso município, que possui uma relevância histórica para o nosso estado. Tangará da Serra é hoje um grande polo de Mato Grosso e todos poderão ver um pouco da história escrita aqui, de graça”, disse o deputado Doutor João Matos.
Os servidores Giovanna Blassioli, Adão Freitas, Cláudio Godoy e Edevamilton de Lima são os responsáveis pela organização em Tangará da Serra.
Criado em 1987, por meio da Resolução nº 16/87, o Instituto Memória tem por finalidade resgatar, catalogar, preservar e divulgar a história do Poder Legislativo de Mato Grosso. O acervo do Instituto Memória é amplo e variado, incluindo toda a produção do Parlamento Estadual, desde a instalação das Assembleias Legislativas no Brasil, em 1835, e constitui fonte importante para compreensão do processo histórico, político, econômico e social de Mato Grosso.