Cruzeiro e Fluminense fizeram um jogo de tirar o fôlego na noite desta quarta-feira (10), no Mineirão. No fim, melhor para os cariocas, que venceram por 2 a 0, gols de Ganso e Cano. Bruno Rodrigues, com os donos da casa já em desvantagem, ainda desperdiçou um pênalti que poderia ter recolocado a Raposa na partida.

Com o resultado, o Tricolor pula para a terceira colocação, agora com dez pontos.  Já o Cruzeiro, ultrapassado pelo rival, estaciona em nove pontos, na quinta posição.

A primeira etapa foi marcada pelas duas equipes buscando o ataque. O Fluminense teve um início mais consistente e viu um gol de Ganso, aos 12 minutos, ser anulado após a bola sair e voltar para o gramado no cruzamento. A partir daí, o Cruzeiro passou a levar perigo. Neto Moura teve oportunidade de frente para Fábio, mas finalizou para fora. Gilberto e Bruno Rodrigues tiveram chances. Este, último, buscou concluir por cobertura e parou no goleiro. Castán quase balançou a rede, mas Cano salvou em cima da linha. O Tricolor, então, fez um abafa nos minutos finais e abriu o placar. Cano cabeceou na trave, Oliveira tirou a bola sobre a linha após arremate de Lima, e Ganso anotou no rebote.

No retorno do intervalo, o jogo seguiu eletrizante. Teve de tudo: expulsão, pênalti perdido, discussão entre os bancos de reservas e muita emoção. Cano, de cabeça, completou cruzamento na medida para ampliar a vantagem. Mas o Cruzeiro teve a chance de voltar para o jogo. E desperdiçou duas vezes. Primeiro, Bruno Rodrigues bateu para defesa de Fábio. Contudo, a arbitragem mandou voltar em razão de o goleiro ter se adiantado. Mas na segunda cobrança o atacante celeste bateu pênalti para fora. O detalhe é que Henrique Dourado chegou a tomar a bola de Bruno, desconcentrando o companheiro. Depois disso, as equipes ainda criaram algumas boas jogadas. Mas sem levar real perigo aos goleiros. Fim de jogo: Flu 2 a 0.

CRUZEIRO 0X2 FLUMINENSE

5ª rodada do Brasileirão-2023
Data: 10/05/2023
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán (Nikão) e Marlon; Filipe Machado (Daniel Junior), Neto Moura (Wallisson) e Mateus Vital; Wesley (Stênio), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado). Técnico: Pepa
FLUMINENSE:  Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo (Manoel) e Marcelo (Thiago Santos); André, Alexsander, Lima e Ganso (Lelê); Arias e Cano (David Braz). Técnico: Fernando Diniz
Gols: Ganso, 43′/1°T (0-1); Cano, 8′/2°T (0-2).
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Wesley (CRU); Manoel, Marcelo e Thiago Santos (FLU)
Cartão vermelho: André, 31′/2°T (FLU)  (Jogada 10)