O Palmeiras irá dormir na liderança do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (10), após golear o Grêmio por 4 a 1, no Allianz Parque, pela quinta rodada. A equipe chegou aos 13 pontos e ultrapassou, ao menos provisoriamente, o Botafogo, que tem 12 e joga nesta quinta, contra o Corinthians. A goleada alviverde veio com gols de Raphael Veiga (dois), Mayke e Luan, com Bitello descontando. O Tricolor segue com sete pontos, terminando a noite na décima posição da tabela.
Primeiro tempo
O Palmeiras foi senhor da partida durante todo o tempo. Foi um massacre: 27 finalizações verdes contra apenas três tricolores. O Grêmio entrou em campo com a proposta de se defender, mas até que ameaçou no começo. Cristaldo, num chute de longe, fez Weverton trabalhar. Mas a pressão palmeirense já havia começado, com uma chegada de Piquerez e outra de Artur, acertando a trave. Mayke e Dudu quase marcaram, mas a sorte gremista acabou aos 24 minutos: Mayke cruzou da direita e Raphael Veiga chegou cabeceando para fazer 1 a 0. Parecia que a goleada viria já na primeira etapa, mas Gabriel Grando fez belas defesas em outro disparo de Veiga e dois chutes de Dudu. Encolhido, o Grêmio reagiu no fim e foi eficaz. De fora da área, Bitello acertou um belo chute e venceu o goleiro verde, empatando o confronto.
Segundo tempo
Se o volume de jogo do Palmeiras, sobre o Grêmio, fez a torcida se decepcionar com o placar, a história mudou depois do intervalo. A partir de então, os gaúchos nunca mais ameaçaram a baliza de Weverton e só deu Palmeiras. Rony, numa cabeçada, obrigou Grando a outra boa defesa. Aos dez minutos, Bruno Uvini meteu a mão na boa, dentro da área: pênalti. Veiga bateu e fez o segundo gol, desempatando. E o Palmeiras seguiu em cima, com o Grêmio confiando na sorte mais uma vez. Até que Mayke, dando uma de atacante, fez o terceiro. E Luan, após escanteio batido por Veiga, deu números finais à goleada. Liderança, ainda que provisória, para os alviverdes.
PALMEIRAS 4×1 GRÊMIO – 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 10/05/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho, 32’/2ºT), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Endrick, 32’/2ºT); Dudu (Bruno Tabata, 35’/2ºT), Rony (Richard Rios, 32’/2ºT) e Artur (Breno Lopes, 35’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
GRÊMIO: Gabriel Grando; Thomaz Luciano (Gustavo Martins, 43’/2ºT), Bruno Alves, Bruno Uvini, Kannemann (André Henrique, 30’/2ºT) e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Everton Galdino, 8’/2ºT) e Bitello; Cristaldo (Zinho, 30’/2ºT) e Vina (Nathan, 30’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC).
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Zé Rafael, Piquerez (PAL); Villasanti, Gabriel Grando, Bruno Uvini, Kannemann (GRE)
Gols: Raphael Veiga, 23’/1ºT (1-0); Bitello, 48’/1ºT (1-1); Raphael Veiga, 11’/2ºT (2-1); Mayke, 23’/2ºT (3-1); Luan, 28’/2ºT (4-1) (Jogada 10)