Atual vice-campeão da Libertadores, o Athletico-PR mostrou a sua força. Nesta quinta-feira (4/5), no Defensores del Chaco, em Assunção, venceu de virada, por 2 a 1, o Libertad. O jogo foi pela terceira rodada do Grupo G. O time paraguaio saiu na frente com Oscar Cardozo. Mas, na etapa final, Rômulo e Alex Santana colocaram o Furacão na frente. No fim, com o Libertad pressionando, o goleiro Bento, que errou no gol paraguaio, fechou o gol. Assim, garantiu a vitória.
O Furacão lidera o seu grupo com sete pontos e deve confirmar uma posição no G2 nos dois jogos que terá em casa. O segundo colocado é o Alianza (quatro pontos). Em seguida aparecem Atlético-MG e Libertad, ambos com três pontos. Mas o Galo é o terceiro colocado no saldo.
PRIMEIRO TEMPO
O Athletico não conseguiu fazer valer o seu bom futebol nos primeiros 45 minutos. Levou um gol logo aos nove minutos numa falha de Bento na saída de bola tentando encontrar o lateral-esquerdo Pedrinho. Mas colocou no pé de Gonzalez, que tocou para Villalba. Este tocou para Oscar Cardozo que arrumou e mandou sem chance para o goleiro. O Furacão seguiu pouco perigoso e o Libertad teve as melhores chances para ampliar. O gol que Cardozo perdeu, livre após receber passe de Villalba, foi incrível.
Athletico vira no segundo tempo
A entrada de Rômulo na vaga de Pablo no intervalo se mostrou acertada. O atacante deu vivacidade e eficácia no jogo aéreo. Cheio de vontade, ele já começou pressionando a zaga e, aos sete minutos, numa bola levantada, recebeu do zagueiro Pedro Henrique, que foi ajudar o ataque. E cabeceou encobrindo Martin Silva, empatando o jogo para o Furacão. O Libertad não conseguia entrar no jogo e o Athletico era muito perigoso quando atacava. Aos 20 veio a virada. Depois do goleiro Martin Silva (ex-Vasco) salvar duas vezes em chutes de Thiago Andrade, a bola foi para escanteio. Terans cobrou, a bola voltou para o meia/atacante e este cruzou para Alex Santana livre fazer 2 a 1.
O Furacão teve boas chances, uma de Christian passou raspando, mas o Libertad sufocou no fim. Com muitos atacantes (o veterano Roque Santa Cruz , de 41 anos, entrou bem) finalizou sempre que aparecia uma brecha. Porém, aí Bento apareceu, defendendo várias com segurança, incluindo uma finalização de letra de Santa Cruz. Enfim, a liderança para os paranaenses.
COMO FICA
O Athletico tem sete pontos e abriu três pontos do vice-líder Alianza. o Libertad é o lanterna, com três pontos, a mesma pontuação do Atlético-MG.
O Athletico volta a campo pela Libertadores diante do Atlético-MG em 23 de maio, no Mineirão. Antes, o Furacão foca no Campeonato Brasileiro e recebe o Flamengo no domingo, às 16h, na Arena da Baixada. O Libertad visita o Alianza Lima no mesmo dia, no Peru. (GE/Jogada 10)
LIBERTAD/PAR 1 X 2 ATHLETICO-PR
Terceira rodada do Grupo G da Libertadores
Data: 4/5/2023
Local: Estádio Defensores del Chaco, Assunção (PAR)
LIBERTAD: Martín Silva; Piris, Viera, Barboza e Néstor Giménez (Roque Santa Cruz, aos 35′ do 2ºT); Sanabria (Espinoza, aos 26′ do 2ºT), Campuzano, Diego Gómez (Lezcano, aos 12′ do 2ºT) e Villalba (Ramírez, aos 25′ do 2ºT); González e Óscar Cardozo (Oviedo, aos 25′ do 2ºT). Técnico: Daniel Garnero
ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno (Zé Ivaldo, aos 41′ do 2ºT) e Pedrinho; Fernandinho, Alex Santana (Erick, aos 31′ do 2ºT) e Vitor Bueno (Thiago Andrade, no Intervalo); Terans (Christian, aos 31′ do 2ºT), Pablo (Rômulo, no Intervalo) e Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra
Gols: Cardozo, aos 9′ do 1ºT (1-0); Rômulo, aos 7′ do 2ºT (1-1); Alex Santana, aos 20′ do 2ºT (1-2)
Árbitro: Jhon Ospina (COL).
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL).
VAR: Juan Lara (CHI).
Cartões amarelos: Campuzano (LIB); Pablo, Pedrinho, Alex Santana, Thiago Heleno (ATH)