O Santos desperdiçou muitas oportunidades e perdeu por 1 a 0 para o Newell’s Old Boys, com gol sofrido nos minutos finais da partida, em Rosário, na Argentina, pela terceira rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Iván Gómez foi o algoz do Peixe na noite desta terça-feira e complicou a situação do clube paulista na competição.

Com o resultado o Newell’s Old Boys chegou aos nove pontos e se manteve na liderança do Grupo E. A campanha com 100% de aproveitamento do clube argentino praticamente acaba com as chances do Santos avança de fase. Assim, o Peixe segue com os mesmo quatro pontos, na vice-liderança e tem remotas chances de classificação. Somente o líder de cada grupo avança na primeira fase da Sul-Americana.

Audax Italiano, do Chile, somou um ponto, enquanto o Blooming, da Bolívia, ainda não pontuou na competição.

O jogo

O Santos não fez um grande início de jogo, mas acabou se encontrando no decorrer da partida. Assim, a estratégia funcionou. O Peixe não sofreu no sistema defensivo e conseguiu criar chances de perigo no ataque. As melhores foram com Mendoza, porém a primeira foi defendida pelo goleiro Hoyos, enquanto a segunda tirou tinta da trave em jogada de bola parada.

No segundo tempo, o Santos esteve muito perto de abrir o placar em linda jogada do jovem Deivid Washington. Mas, os donos da casa cresceram de rendimento e também levaram perigo ao gol de João Paulo. Com o passar do tempo o Peixe evitou se expor e apostou nos contra-ataques para tentar sair de campo com a vitória. Na melhor chance da partida, Lucas Braga, que havia deixado o banco de reservas, conseguiu errar uma chance inacreditável aos 30 minutos. Dessa forma, quem não faz leva. Depois de uma falha da zaga santista, Iván Gómez apareceu livre na peque área para balançar a rede aos 38 minutos e garantir a vitória do Newell’s Old Boys.

NEWELL’S OLD BOYS 1X0 SANTOS

3ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana-2023
Data: 02/05/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário-ARG
Newell’s Old Boys: Hoyos; Mosquera, Ditta, Ortiz e Pittón (Martino, aos 25′ do 2t); Iván Gómez, Portillo (Pablo Pérez, aos 31′ do 2t) e Sforza; Brian Aguirre, Recalde e Pérez Tica (Sordo, aos 16′ do 2t). Técnico: Gabriel Heinze
Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires: Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima; Mendoza, Daniel Ruiz (Lucas Braga, aos 16′ do 2t) e Deivid Washington. Técnico: Odair Hellmann
Gol: Iván Gómez, aos 38′ do 2t (1-0)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Auxiliares: Lubin Torrealba (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Pittón e Pablo Pérez (NOB); Lucas Lima, Lucas Pires, Dodi e Odair Hellmann (SAN) (Jogada 10)