O São Paulo teve mais uma atuação ruim e ficou somente no empate sem gols com o Tolima, no Estádio Manuel Murillo Toro, na Colômbia. No entanto, apesar da partida fraca tecnicamente na noite desta terça-feira (2) o Tricolor manteve a liderança do Grupo D na Sul-Americana.
Com o resultado, o São Paulo chegou aos sete pontos e manteve a liderança isolada do Grupo D, com sete de vantagem para o vice-líder Tolima. No outro compromisso do grupo nesta terceira rodada, o Tigre encara o Academia Pueto Cabello, e ainda pode chegar aos seis pontos e incomodar a vida do Tricolor. Somente o líder de cada grupo avança na Sul-Americana.
Além disso, o Tolima chegou ao sétimo jogo consecutivo sem vitória. A última vitória da equipe colombiana foi no dia 10 de abril, contra o Deportivo Pasto, pelo Campeonato Colombiano. Ou seja, o São Paulo produziu muito pouco diante de uma equipe que não atravessa uma boa fase e mais fraca tecnicamente.
O jogo
Mesmo em um primeiro tempo de poucas oportunidades, o São Paulo conseguiu controlar a partida e esteve mais perto do gol. Porém, Michel Araújo e Luciano desperdiçaram as melhores chances do Tricolor. Já o Tolima, sequer finalizou ao gol de Rafael e produziu muito pouco.
O Tolima voltou do intervalo com alterações na equipe e conseguiu equilibrar a partida. Os donos da casa conseguiram ficar com a posse de bola por mais tempo e adotaram uma postura mais ofensiva. No entanto, o São Paulo conseguiu voltar ao jogo após algumas mudanças. Mas, nas duas melhores oportunidade do Tricolor na partida, Juan desperdiçou. A primeira finalização do cria de Cotia foi defendida por Vargas, enquanto a segunda foi para fora.
TOLIMA 0X0 SÃO PAULO
Sul-Americana 2023 – 3ª rodada do Grupo D
Data e Horário: 02/5/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estadio do Morumbi, São Paulo (SP)
TOLIMA: Vargas; Mosquera, Quiñones, Juan Mera (Cuenú, aos 22′ do 2t), Junior Hernández; Valencia, Juan Ríos (Nieto, no intervalo), Lucumí (Kevin Pérez, aos 34′ do 2t), Arango; Boné (Guzmán, no intervalo) e Herazo (Rubiano, aos 41′ do 2t). Técnico: Juan Cruz Real
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Caio Paulista (Raí Ramos, aos 39′ do 2t); Gabriel Neves (Rodrigo Nestor, aos 6′ do 2t), Pablo Maia, Marcos Paulo (Luan, aos 38′ do 2t), Alisson e Michel Araújo (Wellington Rato, aos 22′ do 2t); Luciano (Juan, aos 22′ do 2t). Técnico: Dorival Júnior.
Árbitro: Felipe Gonzalez (CHI)
Auxiliares: Juan Serrano (CHI) e Cindy Nahuelcoy (CHI)
VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Cartões amarelos: Junior Hernández, Juan Ríos, Mosquera, Guzmán (TOL); Caio Paulista, Alisson (SAO) (Jogada 10)