Cerca de cinco mil pessoas se reuniram no último dia da tradicional festa de São Benedito, neste domingo (30), em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. A festividade ocorre desde o século 19 na casa de Bem Bem e em outras localidades dos fiéis, como a da família de Jomair Sarat.
A procissão em homenagem ao santo inicou a partir das 7h da manhã em frente a igreja com o mesmo nome da cidade. A missa especial contou com músicas festivas, danças e celebrações a São Benedito.
Os fiéis seguiram rumo às tendas no centro da cidade onde a festividade segue com a Dança do Congo, que é uma encenação que simula a batalha entre dois reinados africanos após o rei recusar o pedido de casamento de um embaixador de outro reino, que desconfiava de uma traição.
Conforme o organizador do evento religioso, Sarat disse que apenas a rainha esteve presente neste ano, enquanto o rei da festa precisou se ausentar por motivos de saúde.
A festa começou, no sábado (29), com levantamento de mastro, roda de cururu e reza cantada. Neste domingo, o evento conta com músicas regionais e shows até 22h, com o lambadão como principal ritmo.
A festa é realizada pela família de Sarat há mais de 100 anos, tendo sido interrompido por três anos por causa da pandemia de Covid-10 e outros problemas pessoais. A festa foi repassada de geração em geração entre os familiares de Sarat.