“O exame de faixa será de extrema importância para os alunos, pois os mesmos poderão mostrar os ensinamentos que aprenderam”. A explicação partiu da sensei Vilda Aparecida Lúcio, ao convidar à população para o primeiro exame de faixa (avaliação motora do Karatê) que acontecerá neste sábado, às 14h30 no Ginásio Dom Aquino.

A equipe de profissionais da Associação Centro américa de Karatê Shotokan convida todos os apoiadores e admiradores que acreditam no trabalho desenvolvido em Cuiabá e Várzea Grande, com crianças, adolescentes e jovens que frequentam o “Projeto de Karatê-Dô Tradicional: ESPORTE E CIDADANIA MÓDULO III” para o evento deste sábado.

“O momento é de muita alegria para toda equipe, o exame de faixa serve para medir os conhecimentos técnicos do karatecas de acordo com o tempo de treinamento. É uma avaliação física e mental. As faixas indicam o tempo de prática e a graduação dentro do Karatê, bem como a disciplina, a concentração e a responsabilidade. Além das aulas práticas, os alunos também adquirem conhecimentos através de aulas teóricas com base na filosofia do Karatê”, salienta a sensei.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção dos alunos é feito junto às escolas que solicitam a visita técnica da equipe Shotokan. Então, são realizadas apresentações ou amostras dos alunos já graduados ou a caminho da graduação (faixa). Após isso, a equipe Shotokan entrevista os alunos que querem participar do projeto, nesse processo além dos alunos, particiapm também os pais, direção e coordenação da escola consolidando a presença da Associação dentro do ambiente escolar.

As escolas que já participam do projeto Karatê – do tradicional passam também por avaliações, e também seus novos alunos. Os alunos que já fizeram exame de faixa seguem dando continuidade ao desenvolvimento dos ensinamentos do karatê, assistindo aulas teóricas e práticas, ganhando também uma bagagem filosófica do ensino.

CIDADANIA E RESPEITO AO PRÓXIMO

Em se tratando de aprendizagem, os alunos são formados por professores capacitados que além de ensinar as técnicas do karatê, transmitem informações significativas sobre cidadania e respeito ao próximo, e bons comportamentos. Mostrando como se tornar um cidadão pleno na sociedade.

Irão participar do evento, os alunos beneficiados dos polos: Shotokan (Cuiabá), Creche Benedito da Cura/Shotokan (Cuiabá), Associação Cáritas (Várzea Grande), Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo (Varzea Grande), Instituto luz do Amanhã (Varzea Grande), Loja Maçônica X de Maio número 9 (Varzea Grande).

Os Karatecas que conseguirem um nível de faixa maior, terão a chance de evoluir e aprender técnicas superiores que a nova faixa exige, os demais prosseguirão a aprimorar a aprendizagem para que futuramente possam conseguir galgar uma melhor graduação.

“O karatê é um processo longo de ensinamentos, pois a aprendizagem é continua em busca da perfeição.” Finaliza a sensei.

PROJETO SOCIAL

A Associação Centro América de Karatê Shotokan é uma entidade sem fins lucrativos, de administração e prática na área desportiva, cultural, educacional e social.

Há muitos anos a iniciativa de sucesso já é promovida e conta com apoio do Ministério da
Cidadania e Secretaria Nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.

O projeto oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar o esporte sem custos aos jovens. Recebem kits com uniformes (camiseta e kimôno), e também participação nos festivais, cursos de capacitação e exame de faixa custeados.

A iniciativa é apoiada pelo Ministério dos Esportes, com aporte das empresas Agro Amazônia, Bom Futuro. Áster Máquinas, Ihara Brás, Fundação André e Lucia Maggi, Lavoro, Mon Bijoux, Energisa, Comper, Fort Atacadista, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Várzea Grande/FIA, Criança Esperança, 1º Serviço Registral de Mato Grosso, SICREDI, Mon Bijoux, Clínica Angel e CDL.