O cuiabano Fernando Elias foi reeleito presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) em Assembleia Geral Ordinária realizada na última quarta-feira (26).

Fernando é diretor de Regulação e Comercialização da Casa dos Ventos e vai presidir o Conselho de Administração no triênio 2023/2025.

Fundada em 2002, a ABEEólica é uma instituição sem fins lucrativos que congrega e representa a indústria de energia eólica no País, incluindo empresas de toda a cadeia produtiva.

Desde sua fundação, a Associação contribui de forma efetiva para o desenvolvimento e reconhecimento da energia eólica como uma fonte limpa, renovável, de baixo impacto ambiental, competitiva e estratégica para a composição da matriz energética nacional.

Com mais de 1.500 GW de potencial em eólicas onshore e offshore e ocupando o sexto lugar no Ranking Global de Capacidade Instalada onshore, a indústria eólica brasileira tem o papel crucial de ajudar a enfrentar a emergência climática.

“Temos uma pauta robusta, novas frentes pedem celeridade na atuação da associação, como o desenvolvimento do hidrogênio verde, nossa contribuição para estabelecer uma política industrial de baixo carbono e a regulamentação de offshore. Este Conselho se renova e segue firme no propósito de fazer com que o Brasil seja protagonista no cenário global de energia renovável por meio da exploração dos seus melhores recursos naturais disponíveis”, disse Elias.

O Conselho atuará no biênio 2023/2025 e pretende fortalecer a pauta de novas tecnologias para a oferta de soluções energéticas.

Composição do CAD

Presidente: Fernando Elias (Casa dos Ventos)

Adelson Gomes Ferraz (Brennand Energia)

Anna Paula Hiotte Pacheco (Enel Green Power)

Arnaldo Gaspar Júnior (Construtora Gaspar)

Eduardo Takamori Guiyotoku (ENGIE Brasil Energia)

Felipe Augusto Souza Ferrés (Siemens Gamesa)

Francine Martins Pisni (AES Brasil)

Francisco Carlos da Silva Junior (EDP Renováveis)

João Paulo Gualberto da Silva (WEG)

Laura Cristina da Fonseca Porto (Neoenergia)

Leonardo Euler de Morais (Vestas)

Maria Gabriela da Rocha Oliveira (SHELL)

Mauro Lourenço de Andrade (Prumo Logística)

Rafael Valverde de Miranda Souto (EOLUS)

Raíssa Cafure Lafranque (EDF Renewables)

Roberto Miranda (TEN – Torres Eólicas do Nordeste)

Rodolfo Coli da Cunha (CPFL Energias Renováveis)

Sergio Ricardo Motta de Souza (OMEGA)

Tchiarles Coutinho Hilbig (DNV)