O Botafogo derrotou sem preocupações o Ypiranga-RS por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, e passou para as oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols da equipe comandada por Luís Castro foram marcados por Matheus Nascimento e Janderson. No total, o clube carioca fez 4 a 0 no agregado.

Autor do segundo gol do Botafogo, Janderson não fez categoria de base. Durante boa parte da adolescência, venceu doces na rua para ajudar no sustento da família e chegou a pensar em desistir do futebol. O camisa 39 começou como profissional pelo Angra dos Reis, em 2020, e se destacou no Bahia de Feira de Santana, na Série D do ano passado, antes de chegar ao time sub-23 do BotafogoCom folga

O Botafogo poupou titulares por conta do desgaste do calendário e entrou com o time todo reserva – com exceção do goleiro Lucas Perri – para a partida. Mesmo assim, dominou o Ypiranga-RS do começo ao fim. No primeiro tempo, Luís Henrique e Gustavo Sauer foram as principais armas do time, que criou o 1 a 0 com Matheus Nascimento e poderia ter feito mais não fossem grandes defesas de Caíque. O ritmo da partida baixou na etapa complementar, e Janderson marcou já nos minutos finais. (GE)

Matheus Nascimento comemora gol do Botafogo contra o Ypiranga Vitor Silva/Botafogo

No 1º tempo, a equipe carioca dominou e logo ao 4 minutos de jogo abriu o placar com Matheus Nascimento. Depois, o Alvinegro continuou pressionando e teve, pelo menos, mais duas boas chances de ampliar a vantagem, com Luis Henrique e Tchê Tchê, mas em ambas parou no goleiro Caíque. Daniel Borges também tentou, mas acertou o travessão. Só Ypiranga só assustou na chegada de Guilherme Guedes, mas Lucas Perri defendeu.

O 2º tempo, o ritmo da partida caiu. Por um lado, o Alvinegro trocou passes para administrar a boa vantagem. E ainda assim tentou fazer o segundo com Matías Segovia e Victor Sá, mas Caíque salvou o Ypiranga. Já de outro, o time de Erechim ocupou mais o campo de ataque e obrigou Perri a trabalhar.

Até que aos 42, Janderson deslocou Caíque e mandou para o fundo do gol para sacramentar a classificação alvinegra no Nilton Santos. Já nos acréscimos, Victor Sá ainda carimbou a trave.

Além de avançar às oitavas, o Botafogo ainda embolsou R$ 3,3 milhões de premiação.

O próximo adversário do time alvinegro será definido por sorteio na próxima terça-feira (2), às 13h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ).

Próximos jogos do Botafogo:

  • Flamengo (F) – 30/04, 16h – Campeonato Brasileiro
  • LDU (C) – 04/05, 21h – CONMEBOL Sul-Americana, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
  • Atlético-MG (C) – 07/05, 18h30 – Campeonato Brasileiro (ESPN)