Com um prazo curto de apenas 12 dias, a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis instalou os 10 novos leitos de UTI Pediátrica na instituição filantrópica que foi contratualizado junto ao Governo do Estado, com investimentos de cerca de R$ 1,8 milhões. O espaço foi inaugurado, nesta quinta-feira (27), com a presença do deputado estadual Thiago Silva (MDB) que fez a reivindicação, por meio da indicação n.º 1.150/2023, e acompanhou de perto o processo de finalização deste benefício que vai atender 19 municípios de Mato Grosso.
“É um dia importante para a saúde de Rondonópolis, com a inauguração dos 10 leitos de UTI Pediátrica, sendo uma reivindicação antiga da nossa sociedade, principalmente, com os casos recentes que aconteceram com crianças diagnosticadas com dengue e problemas respiratórios que necessitavam deste atendimento. Agora, só temos que agradecer ao governo do Estado por ter destinado esse recurso para a concretização deste benefício que vai salvar vidas e zerar as filas de espera. Esse é o nosso trabalho para melhorar ainda mais a nossa saúde!”, declarou o parlamentar.
A presidente da Santa Casa, Tânia Balbinotti, agradeceu a presença de todos os presentes e ressaltou que a instituição tem uma história de parceria com a gestão pública junto das esferas municipal, estadual e federal. Ela destacou que os 10 leitos de UTI Pediátrica foram executados por empresa contratada e profissionais comprometidos e teve um retorno hábil da Secretaria de Estado de Mato Grosso (SES), o que garantiu a entrega da obra em curto tempo para já estar em funcionamento desde o dia 18 de abril e atendendo os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A função da Santa Casa é justamente se colocar à disposição da gestão pública que faz a saúde acontecer. Neste sentido agradecemos todas as equipes, funcionários e o Conselho de Administração da Santa Casa, autoridades políticas, instituições públicas e o apoio do povo. Hoje, o trabalho realizado e investimentos que estão sendo feitos na Santa Casa, 90% do atendimento é SUS”, disse a presidente.
“É de suma importância a abertura destes leitos, não só para a região, mas também para todo o Estado. São leitos que entram em nosso fluxo de regulação e, com isso, beneficiam crianças de todo Mato Grosso, não só no âmbito da Santa Casa, mas também, em outros municípios que estão à procura de novos leitos devido a crescente busca infantil por UTIs e a Santa Casa foi uma grande parceira em atender e abrir em tempo record. Só agradecemos a disponibilidade imediata e célere para ajudar todo o Estado”, comentou a secretária Executiva da SES, Kelluby de Oliveira.
Além da inauguração dos 10 leitos de UTI Pediátrica, Thiago Silva e convidados conheceram as obras em andamento do Hospital Dia e do Hospital Escola, importantes conquistas na área da saúde para Rondonópolis e região. Em relação à segunda unidade, foi autorizado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, o credenciamento da Santa Casa para Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia que garantiu a consolidação do Hospital Escola.