No sofrimento, o Atlético conseguiu a sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (26/4), empatou em 1 a 1 com o Brasil, em Pelotas, no péssimo gramado do Bento de Freitas. Como na ida venceu por 2 a 1, garantiu a vaga. Mas foi um drama. O Brasil fez 1 a 0 no primeiro tempo, gol de Márcio Jonatan. Esse resultado levaria o jogo para os pênaltis. O Brasil passou a fazer muita cera, querendo as penalidades.  Contudo, aos 44 da etapa final, Zaracho fez o gol de empate.

O Atlético garantiu, com a classificação para as oitavas, uma premiação de R$ 3,3 milhões. E espera o sorteio para saber qual o seu rival.

Atlético pressiona. Mas sai atrás do placar

O Galo começou bem, envolvendo o Brasil e com Hulk, Igor Gomes (duas vezes) e Vargas (duas vezes) aparecendo com perigo. Na melhor, Vargas chutou para ótima defesa de Pitol. Porém, aos 15, o Brasil saiu na frente. O lateral Mário Henrique, na intermediária, cobrou uma falta na área. O zagueiro João Marcus ganhou de Hulk na cabeça e achou Marcio Jonatan livre para marcar.

Atrás do placar, o Atlético ficou mais em cima do que nunca. Aos 23, Hulk teve uma falta na entrada da área. Uma bomba para grande defesa de Marcelo Pitol. Vargas também perdeu um gol feito. O Brasil, quando atacava, repetia a mesma fórmula. Qualquer falta no meio de campo virava chuveirinho para a área. Mas, nas duas vezes em que isso ocorreu, não ofereceu perigo ao gol de Everson. E tome cera. O Brasil praticamente não queria jogo.

Brasil, na cera, mas o Galo empata

O Panorama não mudou: Galo em cima, Hulk tentando fazer tudo, chutando lances perigosos, cobrando até escanteio e Vargas perdendo chances na cara do gol. Mas… e o Brasil? Jogadores caindo em cada jogada e queimando o tempo. Assim, tudo indicava que o jogo iria para os pênaltis. Mas, aos 44, Mariano recebeu na entrada da área e, por cobertura, encontrou Zaracho sem marcação quase na pequena área. De voleio, o gringo empatou o jogo e classificou o Galo.

BRASIL DE PELOTAS 1X1 ATLÉTICO

Copa do Brasil – terceira fase – jogo de volta
Data: 26/4/2023
Local: Bento de Freitas, Pelotas (RS)
BRASIL-RS: Marcelo Pitol; Luis Gustavo, João Marcus, Rafael Dumas e Mário Henrique; Amaral (Luiz Felipe, aos 46′ do 2ºT), Guilherme Nunes (Chicão, aos 27′ do 2ºT), Patrick (Germano, aos 27′ do 2ºT) e Marcio Jonatan; Rone (Wellington, aos 22′ do 2ºT) e Da Silva (Guilherme Beléa, aos 27′ do 2ºT). Técnico: Rogério Zimmermann
ATLÉTICO: Everson, Mariano, Jemerson (Réver, no Intervalo), Maurício Lemos e Battaglia; Edenílson (Hyoran, aos 21′ do 2ºT), Igor Gomes (Zaracho, aos 21′ do 2ºT) e Patrick (Rubens, aos 30′ do 2ºT); Pavón (Paulinho, aos 30′ do 2ºT), Vargas e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet.
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Gols: Marcio Jonatan, aos 15′ do 1ºT (1-0); Zaracho, aos 44′ do 2ºT (1-1)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto
VAR: Rodrigo Nunes Sá
Cartões Amarelos: Marcelo Pitol, Amaral, Guilherme Nunes, Guilherme Beléa (BRA); Jemerson, Hulk , Patrick, Maurício Lemos (ATL) (Jogada 10)