A sessão plenária ordinária de sessão plenária n° 784, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), do mês de abril foi marcada pelo julgamento 12 processos de Infração a legislação, um registro de pessoa física, dois Ad Referendum, três Registro de Instituição de ensino e dois cadastros de Curso de nível superior.
A mesa da sessão plenária foi composta pelo presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, sua 1° vice, eng. agrônoma Lys Sueli Barco, o diretor administrativo eng. eletricista, Adriano Breunig e o conselheiro federal por Mato Grosso, geólogo Márcio Cavalcanti.
Na oportunidade, o presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e autor geólogo Caiubi Emanuel Kuhn, apresentou a 2° edição do livro: “Geoparque de Chapada dos Guimarães” ao pleno.
A obra foi desenvolvida por meio do patrocínio máster do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e da Engenharia da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), com apoio da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE).
“ O Regional de Mato Grosso trabalha na valorização e fortalecimento das entidades de classe do Conselho, e dos profissionais do Sistema Confea/Crea, através do Termo de Fomento do Chamamento Público para o desenvolvimento de projetos de incentivo e aperfeiçoamento das profissões do Sistema Confea/Crea para a realização de eventos, à exemplo do livro Geoparque Chapada dos Guimarães que conta os processos geológicos que formaram o município”, detalhou o presidente Juares.
Caiubi disse que esse trabalho é uma forma de ampliar ainda mais os impactos desta importante publicação, que retrata o que é esse território fantástico. Disponibilizar as informações para sociedade, ou seja, de auxiliar na divulgação científica e no fomento ao desenvolvimento social sustentável.
Para a coordenadora da comissão Crea Mulher de MT, geóloga Sheila Klener, que é presidente da Agemat e vice-presidente da Febrageo, o Livro Geoparque Chapada do Guimarães, é uma peça importante para o reconhecimento pela UNESCO de mais um GEOPARQUE brasileiro, também servirá como subsídio para professores, cientistas, estudantes, pesquisadores, turismólogos e outras profissões para expandir o conhecimento da geodiversidade da região.
Na palavra Livre, o conselheiro suplente e vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Engenheiro Eletricistas (AMEE), eng. eletricista Walter Aguiar A AMEE, através do seu representante na Plenária, Walter Aguiar levou à conhecimento a edição da Norma Técnica do Corpo de Bombeiros nº 49/2023, em que trata do tema “Segurança Contra Incêndio e Pânico em Arranjos Fotovoltáicos”.
“Existe uma necessidade de revisão na Norma, da maneira que encontra afeta profissionais do sistema e empresários de MT, em especial proprietários de postos de combustíveis. Devido a essa questão, a AMEE reuniu com o Corpo de Bombeiros do estado e também pediu o apoio institucional do Crea-MT e dos conselheiros, tendo um sinal positivo, tanto do presidente Juares, quanto da plenária e da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do conselho”, disse Walter.
Ainda na palavra Livre o conselheiro, eng. florestal André Baby destacou o excelente trabalho da parte de comunicação e publicidade da autarquia na qual está divulgando os trabalhos do conselho profissional em veículos de comunicação de Mato Grosso.
(GEMAR / Crea-MT / Fotos: Rennan Kawahara)