A “Operação Sansão” cumpriu 18 ordens para investigar denúncias sobre suspeitas de maus-tratos a animais domésticos, em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, de acordo com a Polícia Civil de Mato Grosso.
Um cachorro foi encontrado em condições de maus-tratos em uma casa no Bairro São Mateus, em Cuiabá, segundo a polícia, e a tutora dele foi presa em flagrante pelo crime e deve passar por audiência de custódia.
A operação faz parte do trabalho da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), responsável pelo cumprimento das ordens nas duas cidades.
O crime de maus-tratos de animais domésticos é punido com reclusão de dois a cinco anos, além de multa, proibição da guarda do animal. Em caso de morte do bichinho, a pena poderá ser acrescida de 1/3 a 1/6 e multa pode variar de um a 40 salários-mínimos, de acordo com a polícia.
Nome da operação
O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve as patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão em Minas Gerais, em junho de 2020.
Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doado pela associação de proteção animal Patas Para Você, o cachorro começou a andar novamente.