Em um dia cercado de tensão e insegurança para a comunidade escolar de todo o Brasil, a quinta-feira, 20 de abril, começou de um jeito diferente para os alunos do Colégio Notre Dame de Lourdes. A primeira aula foi sobre diálogo, respeito e amor.
A proposta do Colégio foi promover um momento de integração entre estudantes, professores e demais colaboradores. A manhã teve início com uma oração, através do sistema de som da escola, e, em seguida, os alunos percorreram corredores e salas distribuindo rosas brancas, doces, cartões com mensagens positivas, muitos abraços e o desejo de paz.
Segundo a coordenadora do Ensino Médio, Dilsane Demogalski, as atitudes dos alunos foram espontâneas. “Dissemos que seria uma aula especial, para promover o amor e a compaixão, orando pela paz em todas as escolas. Os alunos, espontaneamente, começaram a distribuir abraços e dizer ‘A Paz de Cristo, que seja um dia feliz para todos’. Foi natural, foi deles. Nos emocionou e superou as nossas expectativas”, relatou.
Foram centenas de alunos nos corredores, uma movimentação muito grande, mas tudo tranquilo.
Dilsane destacou que, apesar de estarem em uma escola segura, a comunidade do Notre Dame está solidária e triste com o que vem acontecendo nas últimas semanas. “A escola deve ser um lugar para formar seres humanos, promover a cidadania, precisa ser um espaço seguro para todos”, frisou.
Além da primeira aula especial, no intervalo, às 9 horas, foi realizada uma grande reunião entre alunos, professores e coordenadores, no pátio do Colégio, com balões brancos simbolizando a paz, músicas e distribuição de recados do grupo Clichês na Rua.
No final da manhã, quando os pais foram buscar seus filhos, um grupo de alunos do ensino médio amarrou balões brancos nos veículos, em mais um movimento para lembrar o desejo de paz para todos.