A vereadora Maysa Leão (Republicanos) realizou esta semana a entrega de 205 absorventes para a Organização da Sociedade Civil de Atendimento Psicossocial às Mulheres e Crianças em Situação de Violência (ONG Lírios), e Movimento Conecta. O item foi arrecadado durante a campanha “Doação é Inclusão”, promovida no mês de março pelo gabinete da vereadora.

Estas instituições desenvolvem um trabalho de acolhimento, orientação e ações voltadas à erradicação da violência doméstica em Cuiabá e Várzea Grande.

A loja Tez localizada nos shoppings Pantanal e Estação também foi ponto de arrecadação. Esta é a terceira campanha de doação conduzida pela vereadora e as arrecadações cumprem um calendário de atividades e datas importantes, dentro de cada mês, como o Dia Mundial da Educação, Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher, Combate ao Câncer, entre outros.

“A questão da pobreza menstrual é algo que impacta muito. Quando essa menina ou mulher recebe o absorvente, ela resgata a dignidade dela. A menstruação é algo muito íntimo e algo que para muitas é motivo de vergonha, imagine quando a pessoa não tem condições de adquirir um absorvente, os impactos que isso causa no emocional, na autoestima. Então essa doação vai contribuir muito não somente pelo item, mas pelo cuidado que cada uma está recebendo”, destacou a diretora da Lírios, Maria Fernanda Figueiredo.

A Lírios

A Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento (Lírios) é uma entidade sem fins lucrativos que, desde 2013, oferece atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual e também aos seus filhos.

O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em um espaço cedido, em Várzea Grande. Atualmente, cerca de 60 pessoas são atendidas por mês, sendo que mais de 13 mil meninas e mulheres já foram beneficiadas com terapias psicológicas, cursos de empreendedorismo, palestras, entre outras atividades. O Movimento Conecta é uma extensão da Lírios e responsável pela campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, realizada geralmente no mês de novembro, trazendo uma série de ações e mobilizações no combate à violência.

Outras Informações: @movimentoconectabrasil e @lirios.mt