O Botafogo começou o Campeonato Brasileiro de 2023 com vitória sobre o São Paulo Futebol Clube, a noite deste sábado(15), em duelo realizado no gramado sintético da Arena Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. Curiosamente, o goleiro Lucas Perri, dispensado pelo técnico Rogério Ceni quando estava no tricolor paulista, foi destaque inconteste, na vitória do Fogão, ao lado do artilheiro Tiquinho Soares e do meia Eduardo.

O Glorioso registrou amplo domínio nos minutos iniciais e chegou a abrir o placar aos três minutos, com Tiquinho Soares, de cabeça, após cobrança de falta de Eduardo.

O domínio, no entanto, na durou mais que 10 minutos, porque o tricolor  do Morumbi se reencontrou na partida e deixou tudo igual aos 14 minutos do, com Calleri, na primeira finalização da equipe na partida.

A partir daí, porém, o Botafogo se retraiu e o São Paulo até passou a ser melhor na partida. E o primeiro tempo terminou com 62% de posse de bola para a equipe de Rogério Ceni e cinco finalizações para cada lado.

No final do segundo turno, o meio-de-campo Victor Cuesta, pela esquerda, cruzou na cabeça de Eduardo, que sobiu  para desviar e colocar o Botafogo, na frente do placar, mais uma vez. No fim, vitória do Fogão por 2 a 1, em cima do tricampão mundial SPFC.

INÍCIO AGITADO
Logo no início da partida, o meia Eduardo levantou a bola na área. Tiquinho Soares subiu mais alto do que a zaga do São Paulo e abriu o placar para o Botafogo. Momentos depois, Calleri tabelou com Luciano empatou a partida. O atacante tricolor ficou livre de marcação e empatou a partida.

JOGO TRUNCADO
Depois de um início movimentado, os ânimos foram acalmados e os times quase não botaram os goleiros para trabalhar. Apesar disso, o São Paulo teve um domínio maior da posse de bola e tentou triangular mais jogadas.

O Botafogo, por sua vez, buscou pressionar a saída de bola do São Paulo. Mas faltou capricho nos últimos passes para poder desempatar a partida.

SEGUNDO TEMPO POUCO INSPIRADO
Botafogo e São Paulo tiveram dificuldade para criar e articular jogadas no segundo tempo. No início do segundo tempo, o Alvinegro teve a chance de desempatar a partida, mas a bola ficou na zaga tricolor.

Na metade do segundo tempo, o São Paulo assustou o Botafogo. O Tricolor emplacou um contra-ataque e Michel Araújo chutou forte para uma grande defesa de Lucas Perri.

QUE PERIGO
Júnior Santos faz uma bela jogada individual pela direta. O atacante driblou dois jogadores do São Paulo, cortou para o meio e chutou rasteiro. A bola passou tirando tinta da trave defendida pelo goleiro Rafael.

SÃO LUCAS PERRI
Perri teve mais uma atuação segura e determinante para a manutenção da vitória. No final do segundo tempo, Caio Paulista recebeu pela esquerda, dominou com estilo no peito e tocou para Marcos Paulo. O atacante devolveu para o lateral-esquerdo, que bateu cruzado, com muito perigo, obrigando o camisa 12 a fazer mais uma grande defesa.

ENFIM, o DESEMPATE
Victor Cuesta cruzou na cabeça de Eduardo. O meia subiu mais alto que a zaga do São Paulo, desempatou a partida e ajudou a assegurar os primeiros três pontos do Botafogo no Campeonato Brasileiro.

Botafogo x São Paulo
Botafogo conquista três pontos na primeira rodada do Brasileirão (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 x 1 SÃO PAULO – 1ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Data e hora: 15/4/2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Auxiliares: Johnny Barros de Oliveira (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Gols: Tiquinho Soares e Eduardo (BOT); Calleri (SAO)
Cartões Amarelos: Di Placido, Victor Cuesta e Eduardo (BOT); Rodrigo Nestor e Calleri (SAO)
Cartões Vermelhos: –

BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Lucas Perri; Di Plácido (Luis Segovia – 33’/2ºT), Adryelson, Víctor Cuesta e Rafael (Daniel Borges – Intervalo); Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Lucas Fernandes – 16’/2ºT) e Eduardo; Gustavo Sauer (Luis Henrique – Intervalo), Júnior Santos (Matías Segovia – 32’/2ºT) e Tiquinho Soares.

SÃO PAULO (Técnico: Rogério Ceni)
​Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Caio Paulista; Jhegson Méndez (Pablo Maia – 19’/2ºT), Rodrigo Nestor (Alisson – 19’/2ºT) e Michel Araújo; Wellington Rato (Gabriel Neves – 36’/2ºT), Luciano (David – Intervalo) (Marcos Paulo – 26’/2ºT) e Calleri.