Lucas Lima voltou a balançar a rede com a camisa do Santos e a equipe deu um grande passo para a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (11), o Peixe venceu o Botafogo-SP por 2 a 0, em Ribeirão Preto, pelo jogo de ida da terceira fase da competição. O camisa 23 marcou o primeiro gol desde que retornou ao clube, enquanto Marcos Leonardo converteu pênalti sofrido por ele mesmo para completar o triunfo fora de casa.
Destaques da partida, Lucas Lima marcou seu primeiro gol nesta segunda passagem pelo Alvinegro Praiano, enquanto Marcos Leonardo marcou seu sexto gol nos últimos seis jogos que disputou.
Dessa maneira, o Santos poderá perder por até um gol de diferença na partida de volta, na Vila Belmiro, que garante a classificação nas oitavas. Quem avançar, garante uma premiação de R$ 3,3 milhões. Além disso, o Santos vinha de uma vitória em sua estreia na Copa Sul-Americana, e conquistou mais um resultado positivo para sair em vantagem por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Por outro lado, o Botafogo-SP voltou a campo depois de um mês da eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista mas não conseguiu um resultado positivo nesta que é a primeira participação do clube na terceira fase da Copa do Brasil. Assim, o clube de Ribeirão Preto terá que vencer por no mínimo dois gols de diferença na partida de volta para seguir vivo na competição.
O jogo
Embora o Santos tenha levado a vantagem de 2 a 0 para o intervalo, o Botafogo-SP criou chances de perigo e poderia ter complicado mais a vida do Peixe. Logo aos dois minutos de jogo, Guilherme Madruga perdeu um gol incrível para os donos da casa. Ele chutou para fora, da pequena área, após jogada ensaiada. Por outro lado, o Santos não deixou se abater e foi em busca do gol, que saiu aos 14 minutos, com Lucas Lima. O meia recebeu lindo lançamento de Dodi, tentou uma vez, parou no goleiro e, no rebote, bateu para o gol vazio. Já aos 37, Marcos Leonardo converteu um cobrança de pênalti sofrida por ele mesmo e anotou o segundo do Peixe na partida.
Na volta do intervalo, o Santos buscou cadenciar mais a partida e conseguiu evitar que a equipe levasse sustos. Assim, o ritmo de jogo diminuiu e o Peixe foi pouco produtivo. Por outro lado, o Botafogo-SP conseguiu criar mais oportunidades, mas não estava com a pontaria em dia para, ao menos, diminuir o placar.
BOTAFOGO-SP 0X2 SANTOS
Jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil-2023
Data: 11/04/2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Público pagante: 9.415
Público total: 12.985
Renda: R$ 372.575,00
Botafogo-SP: Matheus Albino; Vidal, Diogo Silva, Carlinhos e Jean (Gustavo Xuxa, aos 15′ do 2t); Fillipe Soutto, Guilherme Madruga (Tárik, aos 40′ do 2t), Tomás Andrade (Lucas Oliveira, aos 29′ do 2t) e Luiz Henrique; Robinho e Osman. Técnico: Adilson Batista
Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Dodi, Camacho (Rodrigo Fernández, aos 19′ do 2t), Lucas Barbosa (Ângelo, aos 19′ do 2t), Daniel Ruíz (Carabajal, aos 33′ do 2t) e Lucas Lima (Miguelito, aos 33′ do 2t); Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann
Gols: Lucas Lima, aos 15′ do 1t (0-1); Marcos Leonardo, aos 37′ do 1t (0-2)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Alex do Santos (SC) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Cartões amarelos: Diogo Silva, Carlinhos, Fillipe Soutto, Guilherme Madruga (BSP); Messias, Lucas Lima (SAN) (Jogada 10)