O feriado da Semana Santa tem previsão de chuvas intensas em áreas das regiões Nordeste, Norte, Vale do Guaporé e Região Metropolitana de Cuiabá, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão vai desde hoje (6) até a próxima segunda-feira (10). Para essas regiões, o Inmet emitiu um alerta sobre a risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No Vale do Araguaia (Nordeste de Mato Grosso), de acordo com o instituto, as chuvas devem se concentrar em grande parte da faixa norte, com volumes que podem ultrapassar 80 milímetros (mm) em Confresa, Nova Xavantina e em cidades na divisa entre os estados de Mato Grosso com Goiás e Tocantins.

Já na área do Vale do Guaporé, englobando Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro e Pontes e Lacerda,  os acumulados de chuva devem ficar entre 20 e 80 mm. Na fronteira com a Bolívia,  podem ocorrer baixos volumes de chuva, menores que 50 mm. Nas demais localidades, como em áreas centrais e do norte do Oeste mato-grossense,  haverá predomínio de tempo seco, com pancadas.

Para a Região Norte, são previstos volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte do centro-sul e que podem ultrapassar 100 mm em determinadas áreas centrais, como Peixoto de Azevedo, Sinop e Guarantã do Norte, na divisa com sul do Pará. Há ainda a previsão de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h), com o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em poucas áereas  haverá predomínio de tempo seco.

O Inmet informou que, no Centro-Oeste, há previsão de volumes de chuva significativos, que podem ultrapassar 80 mm em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah e Ipiranga do Norte. Chuvas e ventos fortes chegam principalmente ao calor e à umidade.

Nas demais áreas, os volumes podem ser inferiores a 70 mm,  embora o Inmet não descarte a ocorrência de pancadas de chuva por conta do calor e da umidade.

Na Região Sudeste, principalmente em Rondonópolis e Primavera do Leste, há previsão de predomínio de tempo quente e podem ocorrer baixos acumulados de chuva, menores que 55 mm.

(Juliana Andrade e Luciano Nascimento / Agência Brasil)