O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) vai apurar se houve negligência na morte da gestante Elaine Ellen Ferreira Vasconcelos, 32. A jovem faleceu após tomar injeção de vitaminas em uma farmácia do bairro Tijucal, em Cuiabá, na última terça-feira (4).

A vítima estava no 8º mês de gestação e morreu após sofrer parada cardiorrespiratória. “Assim que tomou conhecimento do caso, por meio de matérias jornalísticas, já acionou a fiscalização para apurar as informações e os devidos esclarecimentos sobre o óbito da gestante”, cita nota.

Leia Também:

– Grávida de 8 meses morre após receber coquetel de vitaminas em farmácia de Cuiabá

Conforme noticiou a reportagem,  a vítima tomou medicação para sintomas gripais e queria aumentar a imunidade em razão da gravidez. O medicamento tomado pela gestante foi apresentado pelas proprietárias da farmácia, sendo recolhido uma caixa do produto usado pela vítima para perícia.

Segundo os prontuários médicos, Elaine teria usado medicamento injetável, com efeito vitamínico e passou mal. A mãe e o marido da vítima acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros socorros e a encaminhou para atendimento hospitalar.

Elaine foi colocada direto na Unidade de Terapia (UTI), porém ela e o bebê morreram pouco tempo depois.

Nota à imprensa
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) vem a público esclarecer que não foi notificado, ou recebeu denúncia a respeito do caso da gestante que supostamente veio a óbito após administração de um medicamento endovenoso em um estabelecimento farmacêutico em Cuiabá.

Apesar disso, assim que tomou conhecimento do caso, por meio de matérias jornalísticas, já acionou a fiscalização para apurar as informações e os devidos esclarecimentos sobre o óbito da gestante.

O Conselho ressalta que está sempre realizando cursos para a educação continuada dos seus profissionais farmacêuticos, para que os mesmos se qualifiquem e prestem um serviço de excelência para a comunidade. Além disso, está sempre a disposição das autoridades competentes, quando é solicitada contribuindo para com as investigações, a qual trará os devidos esclarecimentos sobre os fatos em questão.