O Santos estreou na Copa Sul-Americana depois de quase um mês sem jogar, repetiu erros do início da temporada, mas, com um jogador a mais na reta final, conseguiu vencer o Blooming por 1 a 0, nesta terça-feira, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O Peixe fez o gol salvador com Eduardo Bauermann, de cabeça, aos 52 do segundo tempo, depois de um primeiro tempo muito ruim, momentos de pressão e, enfim, o alívio.

Em resumo, o time de Odair Hellmann apresentou poucas novidades em relação àquele que foi eliminado na fase de grupos do Paulistão, mas contou com a expulsão do goleiro Uraezaña para facilitar sua vida. A vitória, se não chega a empolgar, ao menos faz o time largar bem no torneio.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve pouca qualidade dos dois times, mas a maior decepção foi o Santos, já que o Blooming é o penúltimo colocado do Campeonato Boliviano. O Peixe, mesmo depois de quase um mês só treinando, mostrou muito pouca evolução. Lucas Lima e Ivonei, que deveriam ser os jogadores de criação de jogadas, foram escalados pelas pontas e ajudaram muito pouco, enquanto Marcos Leonardo teve de sair da área diversas vezes para tentar armar a partida. O 0 a 0 foi justo e representa o que foi a etapa inicial, de pouquíssimas chances.

Segundo tempo

A expulsão do goleiro Uraezaña aos sete minutos mudou o panorama da partida, que ficou parada por dez minutos. O Peixe, com um homem a mais, passou a controlar as ações. O goleiro reserva Gutiérrez entrou muito bem. Afinal, salvou duas vezes o Blooming em arremates de Felipe Jonatan e Marcos Leonardo. Mas, ainda assim, faltou objetividade ao Peixe na troca de passes. Aos 52 minutos, quando o jogo caminhava para o empate, Eduardo Bauermann subiu mais alto que a defesa após cobrança de escanteio de Daniel Ruíz e assegurou o triunfo dos santistas na estreia. Três pontos, mas uma atuação, ainda assim, decepcionante.

Após o apito final, torcedores do Blooming arremessaram alguns objetos no gramado na tentativa de acertar os jogadores do Santos, que conseguiram se desviar.

Lucas Lima em Blooming x Santos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Como fica?

O Santos agora larga com três pontos no Grupo E, mesmo número do Newell’s Old Boys, que venceu o Audax Italiano também por 1 a 0, nesta terça. Audax e Blooming ficam zerados após a primeira rodada. (GE)

BLOOMING/PER 0X1 SANTOS

Sul-Americana – 1ª rodada do Grupo G
Data: 4/4/2023
Local: Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia
BLOOMING: Uraezaña; Valverde (Spenhay, aos 31′ do 2ºT), César Romero, Jonathan Lacerda e Denilson Duran; Figuera, Arismendi e Rafinha (Menacho, aos 43′ do 2ºT); Juan Arce (Gutiérrez, aos 15′ do 2ºT), Gastón Rodriguez (Latorre, aos 32′ do 2ºT) e Sinistierra (Léo Fenga, aos 31′ do 2ºT). Técnico: Carlos Bustos
SANTOS: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Dodi, Ivonei (Ângelo, aos 18′ do 2ºT) e Lucas Lima (Miguelito, aos 49′ do 2ºT); Lucas Barbosa (Daniel Ruiz, aos 34′ do 2ºT) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann
Gol: Bauermann, aos 52′ do 2ºT (0-1)
Arbitragem: Luis Quiroz (EQU)
Auxiliares: Dennys Guerrero (EQU) e Franklin Congo (EQU)
VAR: Carlos Orbe (EQU)
Cartões amarelos: César Romero (BLO); Felipe Jonatan, Nathan e Marcos Leonardo (SAN)
Cartões vermelhos: Uraezaña, (BLO, aos 7′ do 2ºT) (Jogada 10)