Assim como a ronda escolar realizada pela Guarda Municipal, visita todas as escolas do município de Várzea Grande, as unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) também terão os mesmos cuidados por parte da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT). O compromisso foi feito pelo Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Gleber Candido Moreno, que participou do encerramento do Movimento ‘Mulheres em Evolução’, idealizado pela primeira-dama e Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat.
“Hoje me sinto muito mais feliz e tranquila por saber que a gloriosa Polícia Militar estará ladeando a Secretaria de Assistência Social e a Guarda Municipal, e estará ao nosso lado somando, protegendo e cuidados dos nossos usuários. E ter a Polícia do lado é a certeza de que nós estamos mais fortes em todos os sentidos”, comemorou Kika Dorilêo destacando que termina o mês de março, também com a certeza de que o trabalho conjunto das instituições, dos poderes constituídos é essencial e, é a forma efetiva para que a população tenha os melhores resultados.
Tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Municipal têm como missão precípua a garantia da ordem pública e da segurança de todas as pessoas e bens, mas também atuam em diversas outras atividades sociais voltadas a prática esportiva, a educação, a palestras de esclarecimentos e de ajuda as pessoas em todos os 141 municípios de Mato Grosso e reforça sua atuação em relação a Várzea Grande.
Kika Dorilêo Baracat lembrou que Várzea Grande, através da Administração Kalil Baracat tem ampliado as parcerias e conseguido superar as adversidades por causa da boa relação e do compromisso de várias esferas de Poder com a segunda maior cidade de Mato Grosso.
“A relação política e institucional construída pelo prefeito Kalil Baracat tem repercutido de forma mais do que positiva, seja com o Governo Mauro Mendes, seja com os deputados estaduais da Assembleia Legislativa, seja com os deputados federais e os senadores capitaneados pelo senador Jayme Campos, seja com o Tribunal de Justiça ou com o Tribunal de Contas de Mato Grosso e com o Ministério Público. Todos tem demonstrado compromisso com a cidade e reciprocidade para enfrentar os desafios que uma cidade de mais de 315 mil habitantes tem todos os dias que enfrentar”, explicou a primeira-dama.
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Gleber Cândido Moreno disse que a instituição de segurança sempre foi parceira da Prefeitura de Várzea Grande. “Em reunião com a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, firmamos o compromisso de apoiar os CRAs. Faremos um cartão programa aonde uma viatura irá passar em frentes as unidades sociais no intuito de oferecer uma sensação de maior segurança para as pessoas que lá estão, para estreitar os laços entre a Polícia Militar, a Prefeitura Municipal e a população. Estamos presentes em todos os eventos promovidos pelo município, por isso podem contar efetivamente com a presença da Polícia Militar de Mato Grosso e com nossas atividades”.
A vereadora Eucaris Arruda disse que a Secretaria de Assistência Social tem feito um belíssimo trabalho de acolhimento e de transformação a vida de muitas mulheres. “Agradeço a essas mulheres que fazem muito por Várzea Grande. A gestão do prefeito Kalil Baracat tem buscado parcerias para valorizar ainda mais cada uma de vocês que estão ali na ponta trabalhando. Hoje encontramos ainda muitas barreiras que têm que ser vencida, mas estamos caminhando juntas para nos fortalecer e fortalecer umas às outras”.
Ana Cristina Vieira lembra que o mês de março foi recheado de ações e atividades voltados para os usuários de todos os Centros de Referência em Assistência Social do município, cada um com o seu contexto, as suas histórias e os seus destaques.
“Isso mostra que Várzea Grande trabalha em Rede atingindo a todos e alcançando, em especial, as mulheres e as famílias. Queremos dizer que nenhuma mulher está sozinha neste munícipio porque temos uma Rede de Proteção, e a Secretaria de Assistência está de portas abertas para receber aquela mulher que quer se qualificar, que está em busca de emprego, que quer orientação sobre programas sociais, e quer ter a sua autoestima elevada. Estamos aqui com essa missão, de servir a população e transformar a mulher várzea-grandense, uma mulher muito mais empoderada e principalmente preparada para enfrentar as adversidades e para superar as mesmas, seja profissionalmente, seja como líder de família, seja como uma pessoa igual as demais”, frisou a secretária Ana Cristina.
A primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, na oportunidade, agradeceu a participação de todos, especialmente das mulheres. “Elas me ladearam em todos os CRAs e em todos os eventos realizados nestas semanas de março em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, mas que para nós em Várzea Grande só reforça a necessidade de sermos tratadas como iguais. E digo mais, pois aprendi muito com vocês, com suas histórias que ouvi atentamente. Me sinto mais forte assim como vocês, e para o ano que vem estaremos todas e todos juntos para comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, não somente na sua data de origem, mas durante todo o mês de março e porque não dizer durante todos os dias, meses e anos, pois toda mulher só deseja ser igual a qualquer outra mulher ou qualquer homem”.
A quarta e última etapa do movimento Mulheres em Evolução, edição 2023, também foi marcada por músicas com a apresentação dos alunos do Caderno II, Coral e palestra motivacional ministrada pela secretária adjunta de Assistência Social, Daniela Barone, que em todos os eventos, numa roda de conversa mostrou o quanto é necessários termos autoestima, foco e determinação, porque mulheres inspiram mulheres e juntas constroem melhores.