A Conmebol realizou na noite desta segunda-feira (27) o sorteio que definiu os grupos da Libertadores deste ano. O evento foi realizado em Luque, no Paraguai, onde fica a sede da entidade. Atual campeão, o Flamengo, no Grupo Aterá pela frente dois clubes estreantes na competição. Haverá também clássico brasileiro no Grupo G, entre Athletico-PR e Atlético-MG.

Veja os grupos:

Grupo A

Flamengo (Brasil)

Racing (Argentina)

Aucas (Equador)

Ñublense (Chile)

Grupo B

Nacional (Uruguai)

Internacional (Brasil)

Metropolitanos (Venezuela)

Independiente Medellín (Colômbia)

Grupo C

Palmeiras (Brasil)

Barcelona (Equador)

Bolivar (Bolívia)

Cerro Porteño (Paraguai)

Grupo D

Riber Plate (Argentina)

Fluminense (Brasil)

The Strongest (Bolívia)

Sporting Cristal (Peru)

Grupo E

Independiente del Valle (Equador)

Corinthians (Brasil)

Argentinos Juniors (Argentina)

Liverpool (Uruguai)

Grupo F

Boca Juniors (Argentina)

Colo-Colo (Chile)

Monagas (Venezuela)

Deportivo Pereira (Colômbia)

Grupo G

Athletico Paranaense (Brasil)

Libertad (Paraguai)

Alianza Lima (PER)

Atlético-MG (Brasil)

Grupo H

Olimpia (Paraguai)

Atlético Nacional (Colômbia)

Melgar (Peru)

Patronato (Argentina)

De acordo com o regulamento, equipes do mesmo país não se enfrentam na fase de grupos, com exceção dos times que ascenderam das fases preliminares. O que foi o caso do Atlético-MG, que caiu no grupo do Athletico-PR.

Premiação

A Conmebol aumentou os valores destinados aos times que disputarão a Libertadores. O campeão levará, ao todo, somando todas as fases, pouco mais de 23 milhões de dólares (cerca de R$ 113 milhões na cotação atual). Só pelo título, a quantia aumentou de 15 milhões para 16 milhões de dólares (R$ 77 milhões).

Cada clube receberá três milhões de dólares pela fase de grupos, 1,05 milhão pelas oitavas de final, 1,5 milhão pelas quartas e 2 pela semifinal. O vice-campeão fica com 6 milhões.

Veja como estavam os potes no sorteio

Pote 1
Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR (Brasil); Boca Juniors e River Plate (Argentina); Independiente del Valle (Equador); Nacional (Uruguai) e Olimpia (Paraguai)
Pote 2
Corinthians, Fluminense e Internacional (Brasil); Racing (Argentina); Colo Colo (Chile); Atlético Nacional (Colômbia); Barcelona (Equador) e Libertad (Paraguai)
Pote 3
Bolívar e The Strongest (Bolívia); Alianza Lima e Melgar (Peru); Metropolitanos e Monagas (Venezuela); Argentino Juniors (Argentina); Aucas (Equador)
Pote 4
Indepediente Medellín e Deportivo Pereira (Colômbia),  Liverpool (Uruguai); Patronato (Argentina); Atlético-MG (Brasil); Ñublense (Chile); ); Cerro Porteño (Paraguai); Sporting Cristal (Peru) (Jogada 10)