A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) de Mato Grosso realizou a aula inaugural do curso profissionalizante gratuito de programador de sistemas, oferecido pela pasta. O evento foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e contou com a participação do chefe da Seciteci, Allan Kardec Benitez.
Em entrevista à imprensa, Kardec disse que essa é uma “virada de chave” na área de tecnologia para o estado de Mato Grosso e ressaltou que a “mão de obra qualificada, seja ela na programação ou na operação, precisa acontecer”.
O curso de programador de sistemas é presencial, com carga horária de 360 horas e tem duração de 6 meses. São 270 alunos matriculados. Desses, os 50 melhores terão bolsa remunerada no valor de R$ 6 mil, por um período de 12 meses.
Ainda conforme o secretário, a pasta tem planos de ofertar o curso de programação para as 12 unidades próprias da Seciteci espalhadas pelo Estado. A expectativa, conforme Allan, é abrir mais 4 unidades ainda neste ano, totalizando 16 até o fim de 2023.
“Hoje a gente, definitivamente, dá o pontapé inicial para essa virada de chave na qualificação profissional do Estado de Mato Grosso”, disse.
Outro tema abordado pelo secretário foi os cursos técnicos profissionalizantes e patentes de produtos. Ele disse que é preciso firmar uma parceria entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Ciência e Tecnologia a fim de iniciar cursos rápidos como tecnólogos.
Contudo, ressalta que é preciso verticalizar esse mesmo ensino, com foco na graduação, mestrado e doutorado, mirando não perder registro de patentes. “Acontece muito no estado de Mato Grosso fuga de inteligência. Pesquisadores que levam para outros estados e para outros países pesquisas que viram patentes que poderiam estar aqui”, pontuou.