O Caxias eliminou o Internacional nos pênaltis, em pleno Beira-Rio, neste domingo (26/3) e está na final do Campeonato Gaúcho. Após 1 a 1 no tempo normal (mesmo placar na volta), o jogo foi para as penalidades. Estevão errou a cobrança, o goleiro Bruno Ferreira defendeu. Nos 90 minutos Maurício abriu o placar para o Colorado. Mas Eron empatou ainda no primeiro tempo. Com isso, mais uma vez o Inter não vai à final, enquanto o Caxias buscará o segundo caneco (venceu em 2000) na decisão com o Grêmio. De ruim, a batalha campal no fim da partida.
Domínio colorado, mas como é futebol…
A partida começou com um Internacional buscando jogo, tanto que teve duas oportunidades com Maurício aos dois, e com Carlos de Peña aos cinco, animando ainda mais o torcedor colorado, que estava lotando o Beira-Rio. O Caxias vivia apostando, sobretudo pelo lado direito de seu campo de ataque, mas sem efetividade. Já o Inter fazia Bruno trabalhar, novamente com Maurício e, no lance seguinte, com De Peña, após sobra de escanteio. Mas se Maurício parou em Bruno duas vezes, na terceira não teve jeito: triangulação de Alan Patrick, Luiz Adriano e Maurício, onde o camisa 27 chutou forte no alto, para abrir o placar aos 19 minutos.
Começo calmo, final maluco
A segunda etapa começou com o Inter querendo dar as cartas, com destaque a dois jogadores, Alan Patrick e Wanderson. Alan assustou em cobrança de falta perigosa aos 6′, mas Wanderson, sumido nos primeiros 45 minutos, chutou forte, mas a bola parou no travessão de Bruno no minuto seguinte. Com o passar dos minutos, o Caxias encaixava a marcação, tanto que Alan Patrick assustou em cobrança de falta aos 19′, mas com o Caxias conseguindo controlar bem o Inter. Aos 26, chega a aproveitar chute cruzado de Pedro Henrique, mas o bandeira marca impedimento, e que fora confirmado pelo VAR.
Expulsão faz jogo virar drama
Por outro lado aos 31, De Pena recebe o segundo cartão amarelo, após falta em Wesley, e é expulso. A expulsão dava cara que o panorama da partida mudaria, mas não foi o caso. Só que o Inter ainda conseguia assustar, mais uma vez com Alan Patrick aos 40′.
Nos minutos finais, um Inter agressivo, e que recebe muitos cartões, dá espaço ao Caxias, que quase vira aos 44′, quando Pedro Cuiabá aproveita cruzamento de Jean Dias, mas acerta a trave de Keiller. No lance seguinte, Estevão quase livra a cara do Inter, mas Bruno faz excelente defesa.
No fim, em meio a uma segunda etapa completamente maluca, eis que Inter e Caxias iriam decidir a vaga para a decisão do Gauchão nas penalidades.
Penalidades garantem a glória de Bruno e do Caxias
Na disputa de pênaltis, ambas as equipes acertaram as quatro primeiras cobranças. Porém, Estevão parou nas mãos de Bruno
nter: Alan Patrick, Pedro Henrique, Alemão, Vitão marcaram. Estevão perdeu.
Caxias: Marcão, Jean Dias, Guedes, Matheus Dias e Wesley marcaram.
INTER 1 (4) X (5) 1 CAXIAS
2ª partida da semifinal do Campeonato Gaúcho
Data: 26/03/2023
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
INTER: Keiller; Bustos, Vitão, Mercado e Thauan Lara; Baralhas e Carlos De Pena; Mauricio (Estevão, aos 27′ do 2T); Alan Patrick e Wanderson (Pedro Henrique, aos 23 do 2T); Luiz Adriano (Alemão, aos 26′ do 2T). Técnico: Mano Menezes.
CAXIAS: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Marlon (Moacir, aos 26′ do 2T), Guedes e David Peninha (Wesley, aos 10′ do 2T); Diego Rosa (Pedro Cuiabá, aos 26′ do 2T), Jean Dias e Eron (Marcão, aos 42′ do 2T). Técnico: Thiago Carvalho.
Gols: Maurício (INT), aos 21′ do 1T (1-0), Eron (CAX), aos 46′ do 1T (1-1)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: Mateus Olivério Rocha e Otavio Legramanti
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Alan Patrick, Alemão, Keiller, Mano Menezes, Maurício e Mercado (INT) Bruno, Dudu Mandai, Marcelo e Pedro Cuiabá (CAX)
Cartão vermelho: Carlos De Pena (INT)