No próximo dia 31 de março, às 14h, será realizado o lançamento do Projeto Plantando Lírios, fruto de uma parceria entre a Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no seu Sentimento – organização que oferece apoio psicossocial a mulheres em situação de violência (LÍRIOS), secretarias de Educação e de Assistência Social e o Gabinete de Apoio a Ações Transformadoras – GAAT, da Prefeitura de Várzea Grande.
A motivação do projeto é dar efetividade à lei 14.164/21 que prevê o destaque, nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, para os conteúdos relativos aos direitos humanos, à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.
O objetivo geral é propor uma mudança de paradigma ao combater a violência contra a mulher, semear a paz e plantando o amor. Com foco no diálogo – por meio de ações como palestras e rodas de conversas – com os alunos e alunas, na construção de uma consciência capaz de quebrar ciclos e padrões de violência. Servindo assim como um agente de transformação social.
A parceria entre às instituições surgiu em 2016, após a assinatura de um Pacto pela Educação Integral no Município proposto pela Rede de Territórios Educativos, uma articulação intersetorial visando fortalecer a integração entre família e escola para potencializar o desenvolvimento da criança e do adolescente.
A Guarda Municipal através da Arte de Proteger já vinha abordando vários temas através de teatro de fantoches junto ao público escolar.
Após a assinatura do pacto, uma parceria foi firmada entre Guarda, Defensoria Pública e LÍRIOS para execução da primeira edição do projeto Guardando e Defendendo Maria da Penha que aconteceu em 2017.
O sucesso do projeto motivou a secretaria de educação a ampliar o seu alcance em 2019. Em 2020 o projeto concorreu ao Prêmio Innovare, ficando entre os finalistas, recebeu certificação e foi arquivado no banco do Instituto.
Com o expressivo aumento da violência contra as mulheres durante o período pandêmico houve mudança na legislação federal para prevenir novos casos. A lei 14.164/21 modificou a lei de diretrizes e base da educação, fato que resultou na renovação do projeto que recebeu um novo nome: Plantando Lírios.
Como funciona
Na primeira etapa uma oficina sobre o tema é oferecida aos professores. A segunda etapa é feita pela equipe técnica da LÍRIOS nos estabelecimentos de ensino através de uma roda de conversa com os estudantes.
A terceira etapa é conduzida pelos professores que incentivam o estudantes a escreverem uma redação sobre o assunto. E a quarta e última etapa é premiação. As melhores redações serão publicadas num livro destacando a autoria do trabalho e da orientação .
Diante disto o resultado esperado é dar visibilidade a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de VG e Livramento, além de alcançar a diminuição do número de casos de violência contra a mulher.
Serviço:
O que: lançamento do projeto Plantando Lírios
Onde: Anexo II da Educação, Secretaria Municipal VG
Quando: 31 de março
Horário: 14 Horas