Na tarde de quinta-feira (23) o 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS) recebeu o deputado federal, Joaquim Passarinho, e o deputado estadual, Wescley Tomaz, os dois eleitos pelo Pará, eles dividiram o palco com líder do Governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Dilmar Dal Bosco. O evento realizado nesta semana, em Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, reuniu garimpeiros tradicionais, pequenos mineradores, cooperativas minerais, e especialistas no assunto, desde geólogos, advogados, gestores e servidores do Governo Estadual e Federal, e acadêmicos nessas áreas. Ao todo, mais de 1.110 pessoas passaram pelo Encontro, três dias (22 à 24 de março).

Os dois parlamentares pelo Pará enalteceram o pioneirismo e coragem do Governo do Estado de Mato Grosso, em tratar um tema tão delicado. Joaquim Passarinho, pediu apoio dos deputados mato-grossenses para a reforma do Código Mineral que está completando 60 anos, e deve ocorrer ainda em 2023.

“Viemos conhecer a experiência de Mato Grosso que já está muito avançada, principalmente nas cooperativas e na pequena mineração. Para nós da Amazônia, o garimpo sustentável é a questão mais importante que tem, A mineração pode conviver com o meio ambiente, eles não são antagônicos. O que degrada o meio ambiente, não é o garimpo, é qualquer atividade ilegal, então vamos proporcionar a legalidade, e cobrar responsabilidade, e assim teremos um garimpo sustentável”, contou o deputado federal.

“É um exemplo que devemos levar aos outros estados mineradores do país, devemos nos mobilizar em todo país para conseguir avançar, seremos perseguidos, enquanto não tivermos uma massiva representação”, defendeu o deputado estadual, Wescley Tomaz.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Dilmar Dal Bosco afirmou que o evento proporciona uma perspectiva inversa de como o setor mineral é tratado atualmente. Defendeu alterações legislativa urgentes, e a presença do poder público para auxiliar um trabalho regular.

“Queremos um garimpo sustentável, que venha para a legalidade, e os procedimentos devem ser mais claros, para entendimento dos órgãos e também de quem está executando. Nós na Assembleia Legislativa estamos à disposição, e o governador Mauro Mendes, pediu a todos os segmentos para trazerem as suas demandas, e as suas dificuldades, e nós vamos melhorar as legislações”, afirmou Dilmar Dal Bosco.

O deputado estadual, Wescley Tomaz ainda atuou como moderador no evento, na palestra “O Papel da ANM no Processo de Ordenamento e Regularização do Subsolo de Região Garimpeiras Tradicionais”, ministrada pelo Superintendente de Ordenamento Mineral e Disponibilidade de Áreas da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mário Trivellato Seabra Filho.