O Governo de Mato Grosso entregou, por meio do programa SER Família Solidário, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), 37.700 mil filtros de barro para garantir o acesso de comunidades carentes à água filtrada.
A ação foi idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, como forma de diminuir o sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Nós pensamos na melhor maneira de garantir a qualidade de vida das pessoas que não têm acesso a água potável. Com os filtros de barro o Governo de Mato Grosso garante mais saúde, porque muitas doenças podem ser evitadas a partir da ingestão da água com boa qualidade. Nós queremos ampliar esse acesso ao maior número de pessoas”, afirmou Virginia Mendes.

Municípios como Cáceres, Gaúcha do Norte, Várzea Grande, Castanheira, Itanhangá, Santo Antônio do Leverger e São José do Xingú foram beneficiados com os filtros.
Neste contexto, a ação investiu R$ 2.627.759,70, entre 2021 e 2022, nas entregas dos filtros às comunidades ribeirinhas, quilombolas, aldeias indígenas e famílias em situação de vulnerabilidade e terem água limpa e de qualidade.