Policiais civis são alvos da terceira fase da operação ‘Renegados’, deflagrada nesta terça-feira (21), para cumprir 10 mandados de prisão preventiva, além de ordens de busca e apreensão em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Rondonópolis. Os alvos são investigados por envolvimento na prática de crimes graves como concussão, corrupção, peculato, roubo e tráfico.

O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil participam da ação.

De acordo com a polícia, a operação é uma continuidade da investigação conjunta realizada em Procedimento de Investigação Criminal (PIC) instaurado pelo GAECO e em Inquérito instaurado pela Corregedoria-Geral da Policial Civil de Mato Grosso.

A investigação busca desarticular uma organização criminosa composta, dentre outros membros, por policiais civis e informantes do grupo.

“Os elementos informativos e provas colhidos durante as investigações, demonstraram que a organização criminosa era comandada por policial da ativa, o qual se utilizava de técnicas de investigação com o uso de equipamentos da Polícia Civil, além da facilidade de ser chefe de operação de uma delegacia da capital, para facilitar e encobrir as ações criminosas do grupo”, informou a polícia.