Com gol de Hulk, o Atlético venceu o Athletic por 1 a 0, neste sábado (18/3), no Independência, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, e está garantido na decisão do Estadual pelo 17º ano seguido. Melhor campanha na primeira fase do torneio, o Galo se classificou por ter a vantagem, já que perdeu a partida de ida pelo mesmo placar.

Agora, o time do técnico Eduardo Coudet espera a definição do outro finalista. América e Cruzeiro se enfrentam às 18h deste domingo (19), no Horto. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Coelho pode perder por até dois gols de diferença que garante a vaga na final.

O primeiro jogo da decisão do Estadual deve ocorrer no dia 1 de abril (sábado). A partida decisiva será no fim de semana seguinte, no dia 8. As datas devem ser confirmadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) durante a semana.
O Galo esteve longe da sua melhor versão, mas fez o suficiente para ganhar o jogo. No primeiro tempo, o Athletic se segurou na defesa e não deixou o Atlético criar. Na etapa final, Coudet mexeu e melhorou o time. A estrela de Hulk foi decisiva mais uma vez. O craque marcou o único gol do jogo após bobeada da defesa do Esquadrão.

Pouco futebol do Atlético

O duelo começou nervoso, com discussão entre Hulk e alguns jogadores do Athletic. O clima quente emulou o primeiro jogo, no último domingo (12/3), quando houve reclamações, confusões e provocações de ambos os lados.
Nos primeiros 45 minutos, o Galo não superou a forte marcação do time de São João del-Rei, que atuou de forma recuada, compacta e fazendo muitas faltas – foram 14, contra sete do Atlético, mas nenhuma muito violenta.
Mesmo com elenco formado por jogadores badalados, como os meias Zaracho, Pedrinho e Patrick e os atacantes Paulinho e Hulk, o Atletico foi pouco criativo. Mesmo com 72% de posse de bola, o time de Coudet não chutou uma bola ao gol sequer na etapa inicial.
O Athletic seguiu o plano de jogo sem sofrer. O Esquadrão bloqueou as chegadas do Atlético pelos lados de campo e congestionou o meio. Mais preocupado com a marcação, atacou pouco.

De novo, Hulk decide 

Na etapa final, o Atlético fez três substituições para mudar o cenário do jogo: entraram Mariano, Hyoran e Pavón, saíram Saravia, Rubens e Pedrinho. As mudanças incendiaram o jogo.
Logo aos 4′, o Galo assustou com Hyoran, que experimentou chute de fora da área, exigindo boa defesa goleiro Júlio César. O gol não demorou a sair. Em uma bobeada da zaga, Paulinho conseguiu dar um toque na bola e deixar Hulk na cara do gol. A estrala do Galo driblou o goleiro e marcou: 1 a 0.
O Athletic até tentou o empate. Patric, aos 1o’, recebeu bola limpa na área, mas chutou fraco para a defesa de Everson. Nove minutos depois, Torrão cruza na área, a bola passa à frente de Jonathan, que se jogou, mas não alcançou a redonda.
Aos 27′, o VAR chamou o árbitro Felipe Fernandes Lima para avaliar um possível pênalti para o Athletic. Na jogada, Everson deiuxa a mão e acerta a cabeça de Nathan. O juiz entendeu que não houve falta dentro da área.

ATLÉTICO 1 x 0 ATHLETIC

Atlético
Everson; Saravia (Mariano), Mauricio Lemos, Jemerson e Rubens (Hyoran); Otávio, Zaracho (Dodô), Pedrinho (Pavón) e Patrick; Paulinho e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet
Athletic
Júlio Cesar; Patric, Danilo, Rayan e Vinicíus; Diego Fumaça, Rômulo e David Braga; Welinton Torrão (Nathan); Anderson Carioca e Jonathan
Técnico: Roger Silva
Gol: Hulk (Atlético)
Cartões amarelos: Diego Fumaça, Alason Carioca (Athletic). Matheus Mendes, Zaracho e Paulinho (Atlético).
Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
Data e horário: sábado, 18 de março de 2023, às 16h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Felipe Fernandes Lima
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Magno Arantes Lira
VAR: Igor Junio Benevenuto