Parcerias de sucesso! Algumas duplas de ataque vêm ganhando destaque neste início de temporada e conquistando um lugar especial no coração dos torcedores. O Espião Estatístico elaborou um ranking com as “duplas dinâmicas”, companheiros que construíram juntos o maior número de gols pelos clubes da Série A até aqui considerando também as assistências.
O quesito leva em consideração apenas os gols marcados com participação direta da dupla; ou seja, com assistências de um para a finalização do outro e vice-versa. Com quatro gols cada, Hulk e Paulinho, no Atlético-MG; Luis Suárez e Cristaldo, no Grêmio; Isidro Pitta e Jonathan Cafu, no Cuiabá; e Raphael Veiga e Rony, no Palmeiras, são os líderes da estatística. Confira o ranking abaixo:
Duplas dinâmicas na temporada — Foto: Espião Estatístico
Hulk e Paulinho
Hulk e Paulinho são destaques do Atlético-MG em 2023 — Foto: Pedro Souza / Atlético-MG
Uma das sensações deste início de ano é a dupla Hulk e Paulinho. Na última quarta-feira, contra o Millonarios, os dois foram responsáveis diretos pela classificação do Atlético-MG para a fase de grupos da Libertadores. Juntos, somam quatro gols com assistências de um e finalização do outro. No Mineirão, Paulinho marcou duas vezes de cabeça, e Hulk fechou a conta com um lindo gol de voleio.
O primeiro gol da equipe mineira na vitória por 3 a 1 foi mais uma prova do entrosamento rápido que a dupla adquiriu nestes poucos meses juntos no Galo. Hulk fez lindo cruzamento na cabeça do camisa 10, que apareceu sozinho para abrir o placar.
Luis Suárez e Cristaldo
Suárez e Cristaldo comemoram gol do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Contratados neste ano pelo Grêmio, Suárez e Cristaldo também já demonstram entrosamento aguçado e vêm sendo pilares dos bons resultados da equipe de Renato Gaúcho. “El Pistolero”, por exemplo, é o artilheiro isolado do Tricolor no ano e já soma nove gols em 11 partidas. O meia argentino, por sua vez, é o principal garçom da equipe, com seis assistências até aqui.
A parceria já rendeu quatro gols com a participação direta de ambos. Foram dois passes de Cristaldo para gols de Suárez, e outros dois com assistências do uruguaio para o meia argentino. Um exemplo foi o golaço do centroavante na goleada do Grêmio por 6 a 1 sobre o Novo Hamburgo. Na ocasião, Cristaldo recebeu pela direita e aproveitou a boa movimentação do companheiro para dar o passe dentro da área.
Raphael Veiga e Rony
Quatro gols de Rony em 2023 saíram de assistências de Raphael Veiga — Foto: Marcos Ribolli
Parceiros que atuam há mais tempo juntos entre os líderes do ranking, Raphael Veiga e Rony demonstram uma comunicação bastante efetiva dentro de campo. Todos os quatro gols com participação da dupla saíram a partir de jogadas aéreas, com assistências de Veiga para finalizações de cabeça de Rony.
A dupla atua junto pelo Palmeiras desde 2020. Na atual temporada, Raphael Veiga deu assistências para Rony balançar as redes duas vezes no empate em 2 a 2 contra o Corinthians, uma vez na vitória por 1 a 0 sobre o Água Santa, e outra vez em um dos gols do triunfo por 2 a 0 diante do Bragantino.
Isidro Pitta e Jonathan Cafu
Jonathan Cafu comemora o primeiro gol do Cuiabá no Mato-grossense 2023 — Foto: AssCom Dourado
A dupla dinâmica do Cuiabá também marca presença no topo do ranking e, inclusive, foi fundamental na última vitória da equipe mato-grossense, que largou na frente na disputa com o Vila Nova, nas quartas de final da Copa Verde. Em contra-ataque fatal, Jonathan Cafu serviu o centroavante, que marcou o segundo gol do triunfo por 2 a 0 do Dourado.
Já são três assistências de Cafu para gols de Pitta, e um passe do atacante paraguaio para o parceiro brasileiro balançar as redes. (GE)