A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou na Gazeta Municipal nº 583, desta quarta-feira (15), a homologação do resultado do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária Imediata e Formação de Cadastro Reserva exclusivo para médicos e a convocação dos aprovados no certame.
O seletivo exclusivo para médicos faz parte do plano de ação determinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, ao secretário da pasta, Guilherme Salomão para resolver a questão do déficit de médicos nas unidades de saúde. Foram disponibilizadas 385 vagas, sendo 105 imediatas e 280 para cadastro reserva, mas foram classificados no total apenas 80 profissionais dos 224 inscritos. Entre os classificados, 40 são para o cargo de clínico geral, 25 para o cargo de clínico geral APS (Atenção Primária à Saúde), 14 emergencistas e apenas 1 pediatra. O número reduzido de aprovados aconteceu devido à baixa procura por parte dos profissionais e aos erros dos candidatos inscritos no cumprimento dos requisitos exigidos no edital.
“Este foi o terceiro processo seletivo simplificado que a Secretaria Municipal de Saúde realizou em pouco mais de dois anos, sendo que este último foi exclusivo para médicos. Mesmo assim, com o número de aprovados neste certame, ainda não foi possível chegar a um quantitativo que supra todo o déficit da rede, mas já vai melhorar muito. Os 25 médicos APS serão alocados nas unidades básicas de saúde e os demais irão atuar em UPAs e Policlínicas. Esperamos que com os profissionais que forem aprovados no concurso público, cujo resultado sairá em abril, a gente consiga resolver de uma vez por todas o problema da falta de médicos”, disse Flavia Guimarães, secretária adjunta de Atenção Secundária e presidente da Comissão Organizadora do Processo Seletivo.
Os médicos que passaram no seletivo terão 15 dias, contados a partir hoje, para levar à sede da SMS todos os documentos exigidos na convocação.
Os documentos exigidos são:
-Curriculum Vitae – Atualizado
-Foto 3X4
-RG, CPF e Título Eleitoral, CTPS e cópia do PIS ou PASEP
-Certificado de reservista
-Comprovante de abertura de Conta Corrente (pessoal) no Banco do Brasil, em Agência da Capital; ou declaração de não possuir
-Comprovante de residência
-Atestado de Saúde Ocupacional – ASO
-Cédula profissional para cargo específico
-Certidão Negativa Civil e Criminal de 1° e 2° Grau, do Poder Judiciário de Mato Grosso
-Certidão Negativa Civil e Criminal de 1° e 2° Grau, do Poder Judiciário Federal
– Declaração de Relação de Parentesco
– Declaração de Bens e Valores (IRRF ano anterior)
– Declarações de não exercer qualquer atividade pública ou privada incompatível com o exercício da função
-Diploma de Graduação na área de atuação ou Atestado de Conclusão acompanhado do Histórico Escolar e Diploma do Título de Especialização (se for o caso)
-Nível Médio e Nível Superior com Especialização
-Carteira de habilitação “D” e Certificado do Curso de Condutor de Veículo de Emergência e Primeiros Socorros (Motorista de Ambulância)
-Certidão de Vínculo empregatício Estadual
-Certidão de Vínculo empregatício Municipal
-Certidão Negativa Conselho Nacional de Justiça Certidão Negativa de Crimes Eleitorais
-Certidão Negativa de Quitação Eleitoral.
Os candidatos convocados serão atendidos presencialmente para a conferência da documentação. Após a verificação, os classificados devem protocolar toda a documentação exigida no Protocolo Geral da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e deixar registrado no formulário os meios de contatos para agendamento da assinatura do Contrato Temporário e outras providências.